Semdes lança selo de 10 anos do projeto Case
Mais de 60 pessoas participaram na tarde de ontem (16), no anfiteatro da Biblioteca Municipal, do lançamento do selo comemorativo dos 10 anos do projeto Case – Centro de Atendimento Socioeducativo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) em parceria com a Associação Atlética Educando pelo Esporte.
O evento realizado para a comemoração dos 10 anos do projeto que vem desenvolvendo um trabalho de sucesso com crianças e adolescentes do município de Piracicaba, prestigiou parceiros e apoiadores que contribuíram significativamente ao longo desses anos, para a construção de um projeto de cidadania dos educandos.
Após a apresentação do selo, foi realizada homenagem à Prefeitura do Município de Piracicaba, às Secretarias da Educação, Esporte, Ação Cultural e Saúde, Fundo Social de Solidariedade, Arcelor Mittal, Raízen, Fundação Mario Dedini, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Associação Atlética Educando pelo Esporte além da homenagem simbólica aos coordenadores das unidades de atendimento do Projeto.
De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guercio, é importante ressaltar a significativa contribuição dos parceiros e apoiadores. “Sem este auxílio, o projeto Case não seria o sucesso que é atualmente”, comenta.
O Case atende mais de 800 crianças e adolescentes/mês, entre 06 e 15 anos de idade, em unidades instaladas nos bairros Algodoal, Bosques do Lenheiro, Jaraguá, Jardim Itapuã, Jardim Oriente e Parque Orlanda. O número deverá aumentar com a inauguração da nova sede do Parque dos Sabiás prevista para o mês de maio.
Diariamente, as crianças e os adolescentes participam das atividades de esporte, lazer e recreação; atividades lúdico pedagógicas; culturais (dança, teatro, musica, capoeira, maculelê, ginástica rítmica e hip hop), que propiciam meios para o desenvolvimento de habilidades manuais, físicas e motoras, para a melhora do raciocínio lógico, da atenção e da criatividade na realização de suas tarefas e nas tomadas de decisões em grupo, além do resgate de vínculos socioafetivos.
O projeto visa oferecer proteção social básica para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Durante o atendimento realizado em jornada ampliada, os educandos recebem condições de desenvolvimento por meio de atividades lúdicas, dinâmicas e envolventes que visam a orientação socioeducativa.
Da Criação
O projeto Case foi criado em 2002 para atender crianças e adolescentes entre 07 e 16 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social, prioritariamente aquelas que se encontravam em situação de trabalho infantil, envolvidos no comércio informal como: vender doces, rosas, catar latinhas e sucatas nas ruas para revenda, entre outros, com o objetivo de encaminhá-las ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), do Governo Federal. Estas situações contribuíam negativamente na freqüência e no rendimento escolar, no direito de brincar e participar de atividades que lhes permitam o desenvolvimento para uma vida saudável.
Desde o primeiro momento, o projeto contou com a parceria da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras – Selam, que sempre forneceu alimentação – uma atividade importante para o desempenho dos educandos. Na sequencia, a participação das Secretarias da Educação, Ação Cultural e Saúde vieram contribuir para o desenvolvimento do Projeto.
O Case – Centro de Atendimento Socioeducativo iniciou seu trabalho ainda sem estrutura física, com atendimento em Escola Municipal, Ginásio de Esportes e Centro Comunitário dos bairros Jaraguá, Jardim São Paulo e Parque Orlanda. Este primeiro atendimento foi oferecido à 565 crianças e adolescentes que se encontravam trabalhando em locais que representavam riscos ao desenvolvimento.
Em março de 2004, houve a participação importante da empresa Cosan S/A que contribuiu para a construção da sede própria da unidade Jaraguá. A partir de 2005, outras unidades foram implantadas para o atendimento de crianças e adolescentes nos bairros: Algodoal, Bosques do Lenheiro e Jardim Oriente. A comunidade do Parque dos Sabiás será a próxima a ser contemplada com a inauguração da nova sede, prevista para o mês de maio.
Nesses 10 anos de atuação no município de Piracicaba, o Case atendeu mais de 7.800 crianças e adolescentes sendo motivacional quanto aos sonhos de muitos educandos que hoje, após concluída a participação nas unidades, tornaram-se jovens atuantes no mercado de trabalho, com vínculos familiares e habilidades antes, desconhecidas. Casos estes como o de Rafaela Melega que transformou-se em professora de ballet e bailarina ou de Alessandra Monte que sonha em ser educadora física com base nas atividades do projeto Case. Suellen Cristina, Ana Cláudia dos Santos e tantos outros nomes que aprenderam a sonhar depois que entraram no Projeto.
