A partir deste mês, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) inicia as atividades sócioeducativas do Projovem Municipal. A meta é atender 1.250 jovens, principalmente os beneficiários de Programa de Transferência de Renda – Ação Jovem e Bolsa Família, acolhendo também nos grupos, adolescentes que apresentarem o perfil do programa. O número previsto está de acordo com a demanda apresentada pelo município.

Em 2009, o Governo Federal disponibilizou R$ 62 mil para o Projovem Adolescente enquanto o município investiu R$ 124 mil. O Programa atendeu a 125 jovens e adolescentes através de atividades sócioeducativas.

O Projovem Municipal oferecerá aos jovens entre 15 e 24 anos, em situação de vulnerabilidade social, em idade escolar e/ou dificuldade de acesso aos serviços básicos de assistência, condições de desenvolvimento integral por meio da oportunidade de cidadania, fortalecimento da convivência comunitária e desenvolvimento de um projeto de vida a partir das descobertas de suas habilidades.

Os jovens participarão de oficinas teóricas e práticas de meio ambiente, educação e cidadania, orientação para o trabalho, pluralidade cultural, saúde, educação física e campeonatos esportivos, dinâmica de grupo, debates entre outras atividades desenvolvidas por 06 agentes de ação social e 06 orientadores sócioeducativos que trabalharão de segunda a sexta-feira, possibilitando o atendimento a um número maior de pessoas. O investimento mensal do programa municipal é de R$ 216 mil.

“Esta implantação decorre de um ajustamento realizado em 2010, já que o programa federal (Projovem Adolescente) ofereceu baixos recursos e fez exigências de carga horária nas atividades, incompatíveis com a realidade dos municípios, conforme dados colhidos através da Frente Paulista de Municípios”, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guercio. Piracicaba assume a partir de agora, integralmente o atendimento.

Caberá aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Centro, Jd. São Paulo, Piracicamirim, Mário Dedini, Novo Horizonte, São José e Vila Sonia, buscarem um melhor relacionamento com os familiares por meio das atividades programadas em cada região.

Serviço:

Locais

Cras Centro

Sociedade Sírio Libanesa

Cras Jd. São Paulo

Cras Jd. São Paulo-Rua Prof. Belinto de Brito, 366

Centro Comunitário Vl. Cristina

Centro Comunitário do Jd. Esplanada

Cras Piracicamirim

Centro Comunitário Piracicamirim

Centro Comunitário Cecap

Varejão do Água Branca

Cras Mário Dedini

Cras Mario Dedini-Av. Luiz Ralf Benatti, 1400

Centro Comunitário Jd. Primavera

Centro Social Sta. Rosa

Creche Algodoal-R.Pompilho Rafael Flores, 254

Centro Comunitário Bosques do Lenheiro

Cras Novo Horizonte

Antigo escritório social da Emdhap-Av. Frei Antonio Perin (Kobayat Líbano)

Igreja Nossa Sra. das Vitórias-R. Francisco Antonio Cestas Neto s/n

Cras São José

Centro Social Jardim Planalto

Centro Comunitário Jaraguá

Igreja São José – R. Laras, 100

Cras Vila Sonia

Centro Social Vila Sonia

Nesses locais serão formados 23 grupos com no máximo, 30 jovens, que receberão o atendimento social semanalmente, por meio de oficinas e atividades definidas em conjunto com os agentes de ação social e orientadores sócioeducativos, como também serão encaminhados aos mais diversos serviços existentes nas áreas da cultura, do esporte, do trabalho, entre outros.