Lançada oficialmente no município de Piracicaba, no último dia 24, no gabinete do prefeito Barjas Negri, a campanha Diga Não ao Trabalho Infantil, que visa desestimular a população a dar dinheiro ou comprar produtos em semáforos, está sendo desenvolvida com intensidade nas ruas da cidade. De acordo com a Secretária Municipal do Desenvolvimento Social (Semdes), Maria Angélica Guércio, no momento, as equipes estão fazendo a parte de divulgação, por meio de estagiárias do serviço social, no papel de orientadoras em áreas centrais, com distribuição de folhetos informativos referente a campanha. Paralelamente, a Semdes está atuando nas agências do banco do Brasil, inclusive com boas arrecadações ao Fumdeca (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). A secretária esclareceu que o projeto da campanha previu a contratação por dois meses destas estagiárias para efetiva divulgação e conscientização da campanha. Os locais de atuação das orientadoras foram programados diariamente e esta semana serão avaliados, para definição de novos locais na cidade. Segundo ela, os folhetos distribuídos constam de telefones e endereços eletrônicos dos locais para maiores informações. A secretária alerta para que o espírito de generosidade da população não seja mantido pelo processo de doação a criança e adolescente, nas ruas e semáforos e sim seja deslocado para o Fumdeca, que reverte os recursos a programas do município ou a entidades credenciadas. Na oportunidade, Maria Angélica destacou a importância das funções do poder judiciário, em decisões junto aos pais destas crianças e adolescentes, em situação de rua e defendeu maior aproximação ainda deste setor com o poder público municipal, para melhor poder atender nesta questão deste público específico nas ruas. Mirian Bortolotti – Mtb – 22.362