A assinatura de convênios, na tarde de hoje (06), no gabinete do prefeito Barjas Negri, marcou a ampliação do atendimento a vários projetos realizados conjuntamente entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) e entidades parceiras.

Como houve ampliação de investimentos, os convênios atenderão maior número de pessoas. De 4.251 atendimentos registrados em 2005, os convênios deste ano estimam a ampliação para 6.628 pessoas, distribuídas em seis projetos assistenciais. O investimento totaliza R$ 2.073.652 milhões.

Alguns projetos chegaram a quase dobrar o número de atendimento, como é o caso do Recriando, que em 2005 atendeu 165 crianças, passando a atender 300 em 2006.

O Pró-família (Programa de Apoio Sócio Familiar), desenvolvido em parceria com o Cesac (Centro Social de Assistência Cultural da Paróquia São José), é outro programa que terá sua abrangência ampliada. Serão 1.800 famílias em 2006, contra 420 no ano passado. O Pró-família tem o objetivo de prevenir situações de risco e dependência das famílias nos programas de transferência de renda, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, assim como do fortalecimento dos vínculos comunitários. O público-alvo são famílias incluídas em programas de transferência de renda que não estejam freqüentando atividades sócio-educativas, com prioridade para Renda Cidadã e Bolsa Família.

O prefeito Barjas Negri ressaltou a ampliação da abrangência representa a estruturação da política pública social no município. “Vamos em busca de resultados positivos”, disse Barjas durante a assinatura dos convênios com as entidades.

A secretária de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guércio, reforçou as expectativas com relação aos novos parceiros e a maior aplicação de recursos na área social. “Precisamos dos parceiros para conseguirmos resultados na redução da problemática social”, afirmou a secretária. Representantes das entidades parceiras também defenderam a importância do convênio para o enfrentamento dos problemas sociais do município.

A assinatura dos convênios contou com a participação do prefeito Barjas Negri, da secretária da Semdes, Maria Angélica Guércio, e dos representantes da entidades parceiras: Walter Accorsi (União Espírita de Piracicaba), Teresinha Vale (Albergue Noturno/Núcleo Espírita Vicente de Paula), Rosana Fernandes Barbosa e Luis Antonio Penteado (Cesac), Luiz Staliel (Educando pelo Esporte) e Rosa Maria Pompeu Ferreira (Centro de Reabilitação).

Parceiro

Valor $

Recriando

União Espírita

Crianças e adolescentes em situação de risco pessoal/social, situação de rua e autores de pequenos atos infracionários

Fortalecimento da Cidadania

Centro de Reabilitação de Piracicaba

Diretamente são os conselhos muncipais os Direitos das Criança e do Adolescente e da Assistência Social. Indiretamente, rede local de atendimento à criança e ao adolescente.

Qualificação e requalificação profissional

Cesac

Pessoas em situação de vulnerabilidade social de ambos os sexos, a partir de 16 anos, com exceção do curso de informática, disponível a partir de 14 anos.

Case – Centro de Atendimento Sócio-educativo

Associação Atlética Educando pelo Esporte

Crianças e adolescentes de 7 a 16 anos em situação de risco pessoal e social

Novos Caminhos