Policiais miliatares de uniforme cinza e agentes de trânsito de uniforme cinza e amarelo trabalham na operação
Operação Vias Seguras aconteceu em diversos pontos da cidade

Como parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, que começou na segunda-feira, dia 18/09, e vai até dia 25/09, a Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), em parceria com a GCM (Guarda Civil Municipal) e a PM (Polícia Militar), realizou ontem, quarta-feira, 20/09, a operação Vias Seguras, com o intuito de fiscalizar e orientar motoristas sobre a importância do respeito às leis de trânsito para a segurança de todos os usuários do sistema de mobilidade urbana. Para a ação especial foram montadas seis equipes, distribuídas em diferentes pontos do município, resultando na fiscalização de 236 veículos, entre motos e automóveis.

De todos os veículos fiscalizados, 15 foram recolhidos ao pátio do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), por diferentes irregularidades. Além disso, foram emitidos 15 autos de infração referentes a CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) vencido, 16 autos de CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) vencidas ou sem possuir, dois autos por falta de dissipador de calor do escapamento de moto e três autos de escapamento de moto com silenciador inoperante ou com defeito. Também foram recolhidos ao pátio do Detran seis veículos em situação de abandono nas ruas da cidade.

Veículo abandonado é colocado em cima de um caminhão branco
Veículos em situação de abandonado foram recolhidos durante operação especial



Ainda nesta semana, a Semuttran, em parceria com a Polícia Militar Rodoviária, realizou palestras para estudantes no Ciet (Centro Infantil de Educação no Trânsito), sobre situações que devem ser evitadas no trânsito, como mexer no celular ao dirigir ou ultrapassar o sinal vermelho, com o intuito de preservação da vida.

Policiais militares de uniforme cinza e um agentes de trânsito, ao centro, em palestra para crianças


“Nesta Semana Nacional de Trânsito, a Semuttran está com ações especiais de fiscalização e orientação, dando continuidade ao que já é feito durante o ano todo para manter o trânsito mais seguro. Nosso intuito é que os motoristas e pedestres se conscientizem sobre o que deve ser feito para a preservação da vida, pois as leis existem e precisam ser respeitadas”, falou a secretária da Semuttran, Jane Franco de Oliveira. E acrescentou. “Ressalto a parceria com a Guarda Civil. Com o trabalho realizado pelo subinspetor Rodrigues, que está coordenando as equipes junto com os supervisores, e também com a PM”, disse.

MAIS – Até dia 25/09, diversas outras ações estão programadas para acontecer na cidade, incluindo, por exemplo, operação de fiscalização de escapamentos de motos que provocam poluição sonora, fiscalização de veículos escolares e evento de caminhada e corrida.

CAMPANHA – Para auxiliar na conscientização sobre a importância de respeitar as leis visando um trânsito mais seguro, a Semuttran, em parceria com o CCS (Centro de Comunicação Social), desenvolve também neste mês a campanha denominada Pode Parar, com peças para mídias on e offiline que evidenciam, de forma humanizada, orientações didáticas sobre o que não deve ser feito nas vias públicas.

CAMINHADA – No domingo, dia 24/09, ocorre a 3ª Caminhada pela Paz no Trânsito e Corrida de Rua 30 Anos Sest Senat. As inscrições já foram encerradas para receber os kits, mas quem desejar participar pode comparecer na data no Engenho Central, a partir das 7h.

Palavras-chaves: Semana, trânsito, Semuttran