Avenida Doutor Paulo de Moraes é um dos locais com ação durante a Semana Nacional de Trânsito

Ações junto da Semuttran acontecem em diferentes locais do município

Com o tema Juntos Salvamos Vidas, a programação de atividades da Semana Nacional de Trânsito em Piracicaba acontece entre os dias 18 e 25/09. A realização é da Prefeitura, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes). As diferentes ações ocorrem em locais distintos do município, principalmente nas vias de maior tráfego na cidade, com o intuito de conscientizar e fiscalizar motoristas de todos os modais, ciclistas e pedestres. Integram o cronograma também a premiação do concurso cultural Amigos do Trânsito, direcionado a estudantes de escolas públicas e privadas de Piracicaba, e uma caminhada gratuita no dia 25, que está com inscrições abertas no Sest/Senat, situado no Jardim Panorama. A caminhada tem apoio da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e do Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas).

"A Semana Nacional de Trânsito é mais uma iniciativa de destaque da Semuttran, para continuarmos com os trabalhos que já realizamos na cidade ao longo do ano, sempre com o intuito de manter o trânsito seguro. E isso precisa acontecer em conjunto com toda a comunidade, com as pessoas se conscientizando, pois todos somos responsáveis pelos próprios atos no trânsito. O intuito é se preservar e evitar acidentes. Todos juntos, conscientes do que deve ser feito, podemos, de fato, salvar vidas", fala a secretária da Semuttran, Jane Franco de Oliveira.

Para a abertura da semana, no domingo, dia 18/09, está programada ação de conscientização em conjunto com a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar, na avenida Beira Rio, a partir das 16h. Agentes dos órgãos permanecem no local para orientações e fiscalização. Outras ações ocorrem também no dia 20/09, terça-feira, na avenida Carlos Botelho, esquina com a avenida Centenário, às 17h; no dia 21/09, na avenida Armando de Salles Oliveira no encontro com a rua Regente Feijó, às 17h; no dia 23/09, na avenida Limeira, às 17h; e no dia 24/09, na avenida Doutor Paulo de Moraes, nas proximidades da Estação da Paulista e na rua Benjamin Constant, às 7h. No dia 25/09, novamente tem ação na avenida Beira Rio, às 16h. "Essas vias foram selecionadas para as ações de conscientização porque são os locais em que há mais registro de acidentes no município. Nosso intuito é sempre inibir possíveis situações que podem causar um acidente de trânsito e também quem esteja transgredindo a lei", explicou Ricardo Piton, chefe da Divisão de Educação e Segurança no Trânsito da Semuttran. Para os dias 19 e 23/09, a Semuttran realiza, também junto da PM e da GCM, a operação Vias Seguras, para fiscalização de infrações de trânsito em diferentes localidades, a partir das 14h. Já no dia 21, essa operação será direcionada a veículos abandonados, às 8h30.

CONCURSO – Na quinta-feira, dia 22, acontece a premiação da 13ª edição do concurso cultural Amigos do Trânsito, promovido pela Prefeitura, por meio da Semuttran e Ciet (Centro Infantil de Educação no Trânsito). Neste ano, o concurso, que tem como tema Ciclista Legal, recebeu 1.200 inscrições de estudantes de escolas públicas e privadas do município. São quatro categorias e os alunos selecionados concorrem entre si em cada uma delas.

A categoria Desenho I é para estudantes da educação infantil, enquanto que Desenho II é direcionada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I. As outras categorias são história em quadrinhos, para discentes dos 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I, e redação, para alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I. Uma comissão julgadora ficará responsável por escolher os melhores trabalhos. Os finalistas serão previamente convidados para o evento de premiação. CAMINHADA – No dia 25/09, domingo, a Semana Nacional do Trânsito em Piracicaba se encerra com a 2ª Caminhada pela Paz no Trânsito, às 7h30, no Engenho Central (entrada pela passarela Pênsil). Serão percorridos cerca de 5km em trajeto que passa pela avenida Beira Rio, avenida Alidor Pecorari e avenida Cruzeiro do Sul. A realização é do Sest/Senat Piracicaba, com apoio da Semuttran e Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e do Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas).

Registro da 1ª edição da Caminhada pela Paz no Trânsito

As inscrições, gratuitas e limitadas, podem ser feitas até dia 21/09, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h, no Sest/Senat (rua Rossini Pinto, 200, Jardim Panorama). A retirada do kit (mochila, camiseta, boné e squeeze), também no Sest/Senat, está marcada para o dia 21, das 15h às 19h; dia 22/09, das 9h às 13h, e dia 23/09, das 10h às 16h. É autorizado levar pets na caminhada. No evento haverá sorteio de brindes, orientações de saúde, orientações educativas e testes de atenção em pontos cegos, além de água, frutas e picolé. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3426-9994 ou pelo WhatsApp (61) 2017-0073.