Crianças brincando com peteca produzida durante oficina na Semana do Brincar

Com a proposta de valorizar o ato de brincar na infância, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), iniciou ontem, segunda-feira, dia 22/05, a programação da Semana Municipal do Brincar nas unidades de atendimento dos Centros de Convivência Intergeracional (CCInter), Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos lares de crianças assistidas pelo programa Criança Feliz.

Nas unidades de CCInter, localizadas no Algodoal, Bosques do Lenheiro, Jaraguá, Jardim Oriente, Jardim Itapuã, Parque Piracicaba, Parque dos Sabiás e Vem Viver, entre as opções de diversão estão a produção de peteca de papel e vai-e-vem com materiais recicláveis, caça ao tesouro, expedições ambientais, produção de quadro sensorial da natureza e jogos como Rouba a Bandeira, Jogo da Velha, Qual é a música?, Telefone sem Fio, Mãe da Rua, Mímica.

Miguel Vieira Santos brincando com a peteca confeccionada com papel e penas

Miguel Vieira Santos, 07, participou da oficina de peteca no CCInter Jardim Oriente e ficou satisfeito em poder criar o seu próprio brinquedo, utilizando de papel, cola e penas. “Escolhi as cores e o material e agora vamos aproveitar e brincar”, disse.

Euclidia Fioravante, secretária da Smads explicou que o brincar permite à criança expressar suas necessidades e se desenvolver física, emocional, social, cultural e cognitivamente, além de possibilitar a construção de vínculos sociais.

Crianças produzindo quadro sensorial da natureza

As equipes de visitadores do programa Criança Feliz têm levado atividades lúdicas às crianças e suas famílias, em seus lares. A cada visita, uma nova intervenção e mesa expositiva com brinquedos para elucidar a importância do brincar.

No Cras Vila Sônia, criança brinca com Boca de Palhaço

Já nos Cras, não apenas as crianças participam das brincadeiras, mas suas famílias também. No Vila Sônia, a acolhida teve como tema, o brincar, “e todos os presentes foram convidados à aventurar-se, entendendo que o ato de brincar com os familiares fortalece vínculos, estimula o desenvolvimento e melhora a qualidade de vida”, comentou Noemi Lopes, coordenadora do Cras Vila Sônia.

A Semana Municipal do Brincar foi proposta inicialmente pelo Poder Legislativo, conforme projeto de lei 49/2018, visando sensibilizar a sociedade quanto à valorização do ato de brincar e sua importância para o desenvolvimento das crianças.