Nesta sexta-feira, 9, às 14h, acontecerá o lançamento de projetos ambientais nas escolas estaduais de Piracicaba, na sede da Diretoria de Ensino, na rua João Sampaio, 666. A iniciativa é uma parceria entre a Diretoria de Ensino e o Instituto Terra Vida e integra as comemorações da Semana do Meio Ambiente, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema).
O secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, observa que gestores escolares, funcionários e professores de várias disciplinas atuando em um único projeto têm grande potencial para a melhoria da qualidade de vida nas escolas. "Para tanto, a Sedema poderá contribuir fornecendo apoio nas atividades planejadas pelas escolas, seja com intervenções educativas pela equipe do Núcleo de Educação Ambiental ou pela disponibilização de metodologias, vídeos e outros materiais didáticos que possam fortalecer as ações propostas pelas escolas.
O dirigente regional de ensino, Fábio Negreiros, explica que as ações de educação ambiental e sustentabilidade, nas diretorias de ensino e unidades escolares, visam promover ações para estimular a alimentação adequada e saudável dos alunos e melhorar a qualidade de vida das crianças e suas famílias, por meio de ações educativas na escola e nas comunidades.
As principais ações da Diretoria se concentrarão na formação para educadores, alunos protagonistas e membros da comunidade (Programa Escola da Família); plantio de hortas em escolas, além de hortas comunitárias; melhora da alimentação familiar, utilizando produtos das hortas (Parceria CAF/Nutrição); atividades educacionais; avaliação do estado nutricional das crianças do projeto (parcerias com ONGs e instituições privadas). "A horta educativa se tornou espaço de aprendizagem e protagonismo. O espaço é pedagógico e as aulas são vivenciais, abordando conceitos de cidadania e sustentabilidade", destaca o dirigente.
O vice-presidente do Instituto Terra Vida, Sérgio Camarda, explica que os projetos a serem realizados pelo Instituto Terra Vida, em parceria com a Diretoria de Ensino, visam desenvolver a educação ambiental e nutricional com os alunos e as escolas estaduais de Piracicaba.
Os projetos, segundo Camarda, abordarão a horta orgânica e alimentação saudável, compostagem, reúso da água, plantio de árvores e recuperação de nascentes. "Todo conteúdo será passado aos alunos por especialistas na área, com a participação direta nas ações para elaboração e execução dos projetos, ou seja, o processo de ensino aprendizado se dará de maneira prática".
O vice-presidente do Instituto afirma que os projetos darão oportunidade para que as crianças desenvolvam uma consciência ambiental para que atuem agora e na vida adulta, com ações voltadas para a preservação e recuperação do meio ambiente e no desenvolvimento sustentável. Serão realizadas também avaliações do peso, altura e percentual de gordura dos alunos antes e durante o projeto, que possibilitará traçar um perfil das crianças quanto aos riscos para a obesidade infantil e acompanhar sua evolução com a implementação do projeto.
DESTAQUES – Na programação da Semana do Meio Ambiente, nos dias 10, 17 e 24 de junho, ações culturais paralelas ocorrem na cidade. No dia 10, sábado, entre as atividades, destaca-se o 31º plantio de árvores do Programa Plante Vida – Nascemos Juntos para Viver, projeto com mais de 50 mil árvores plantadas em parceria com as três maternidades: Unimed Piracicaba, Santa Casa de Piracicaba e Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC). O evento será às 9h, na área verde do Jardim São Miguel, à rua José Rosário Losso, 87, no Castelinho.
Outro destaque é a Caminhada Ecológica, também no sábado (10/06), a partir das 16h30. A concentração e largada acontecem na avenida Renato Wagner (atrás do Lar dos Velhinhos) e a chegada na Praça da Paz, no Parque da Rua do Porto, com show da Banda Cantoá, às 18h.
Também nos dias 10, 17 e 24 de junho, acontece a exposição Bioartística de Ciências Naturais Natureza em Blocos, dos acervos da Empresa de Inteligência Ambiental e Social (EIAS). A mostra estará no Museu do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), no Zoológico Municipal, das 10h às 16h.
A Prefeitura e a Sedema têm ainda como parceiros as secretarias municipais de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) e da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), Comissão de Eventos Cívicos da Prefeitura e Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores. O Serviço Social do Comércio (Sesc) e Neptune Produções apoiam a semana.
SERVIÇO – Mais informações sobre a Semana do Meio Ambiente pelos telefones 3403-1245 e 3417-9494. A programação completa está disponível no site http://www.sedema.piracicaba.sp.gov.br/ e www.terravida.org.br