O prefeito Barjas Negri e o secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, abriram oficialmente a Semana do Meio Ambiente 2017, hoje de manhã, no Museu do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), no Zoológico Municipal/Paraíso da Criança. Os vereadores Osvaldo Schiavolin e Isac Souza, além de Sérgio Camarda, vice-presidente do Instituto Vida, parceiro da Prefeitura de Piracicaba na realização do evento, também participaram do evento que segue até o dia 10/06. Para marcar o início das atividades, as pessoas presentes no evento plantaram uma muda de alecrim-de-campinas no Paraíso da Criança.
Plantio de muda de alecrim-de-campinas marcou a abertura da Semana do Meio Ambiente
“É muito importante que tenhamos uma semana na qual as atividades e discussões sobre a preservação do meio ambiente sejam intensificadas. Gostaria que todos participassem e estimulassem os outros a participarem das ações”, convidou Barjas.
Menten lembrou que essa semana tem o objetivo de conscientizar e de fazer com que cada vez mais pessoas ingressem com vigor nesse trabalho de preservação, que melhora a cidade. “O objetivo é sermos modelo, como já temos visto em diversas áreas, como na de arborização e de destinação de resíduos, com a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), que é referência nacional. Com isso podemos continuar nesse trajeto de prestar um serviço cada vez melhor para os piracicabanos”, disse Menten.
Secretário José Otávio Menten ajudou no plantio de muda de árvore
PROGRAMAÇÃO – Após a abertura, aconteceu a palestra Zoológico e Suas Contribuições para a Conservação da Fauna e para Educação Ambiental, também no Museu do Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Para as 11h estava marcado o plantio de árvores na Praça da Paróquia São José, no distrito de Tupi, com a participação de alunos, professores, diretores e funcionários da Escola Estadual Pedro de Mello. Por conta da chuva, essa atividade foi adiada e uma nova data será remarcada.
De hoje a sábado, acontece a exibição de filmes com temáticas ambientais no Centro Cultural Antônio Pacheco Ferraz, na Estação da Paulista, à avenida Dr. Paulo de Moraes, 1580, na Paulista.
No dia 9 de junho, haverá o lançamento de projetos ambientais acerca do reúso da água, horta, compostagem, plantio de árvores e recuperação de nascentes, nas escolas estaduais de Piracicaba, parceria da Diretoria Regional de Ensino com o Instituto Vida.
DESTAQUES – Nos dias 10, 17 e 24 de junho, ações culturais paralelas ocorrem na cidade. No dia 10, sábado, entre as atividades, destaca-se o 31º plantio de árvores do Programa Plante Vida – Nascemos Juntos para Viver, projeto com mais de 50 mil árvores plantadas em parceria com as três maternidades: Unimed Piracicaba, Santa Casa de Piracicaba e Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC). O evento será às 9h, na área verde do Jardim São Miguel, à rua José Rosário Losso, 87, no Castelinho.
Outro destaque é a Caminhada Ecológica, também no sábado (10/06), a partir das 16h30. A concentração e largada acontecem na avenida Renato Wagner (atrás do Lar dos Velhinhos) e a chegada na Praça da Paz, no Parque da Rua do Porto, com show da Banda Cantoá, às 18h.
Também nos dias 10, 17 e 24 de junho, acontece a exposição Bioartística de Ciências Naturais Natureza em Blocos, dos acervos da Empresa de Inteligência Ambiental e Social (EIAS). A mostra estará no Museu do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), no Zoológico Municipal, das 10h às 16h.
A Prefeitura e a Sedema têm ainda como parceiros as secretarias municipais de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) e da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), Comissão de Eventos Cívicos da Prefeitura e Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores. O Serviço Social do Comércio (Sesc) e Neptune Produções apoiam a semana.
SERVIÇO – Mais informações sobre a Semana do Meio Ambiente pelos telefones 3403-1245 e 3417-9494. A programação completa está disponível no site http://www.sedema.piracicaba.sp.gov.br/ e www.terravida.org.br