Portal do Município de Piracicaba

Semana do Folclore: Prefeitura divulga programação

Por Comunicação Social / Publicado em 10/08/2006
Tempo de leitura: 5 minutos.

A Semana do Folclore, que será aberta oficialmente na próxima segunda-feira (14) e prossegue até 18 de deste mês, será comemorada pela Prefeitura de Piracicaba, através da secretaria municipal de Educação. O evento priorizará a disseminação da cultura e tradições folclóricas locais, através da dança, música e teatro.

Na segunda, a partir das 9 horas, no Centro Cívico, está programado a apresentação da Fanfarra, com alunos da Escola Municipal “Prof. Thales Castanho de Andrade” (Jardim Oriente), apresentação de dança Afro por alunos da Escola Municipal “José Antonio de Souza” (Parque Orlanda); encenação da Lenda do Salto, por alunos da Escola Municipal “José Antonio de Souza” (Parque Orlanda); Rap da Cidade, através de alunos da Escola Municipal “Prof. André Franco Montoro” (Santo Antonio).

Também estão previstas apresentação da Lenda Nhala Seca, pelos alunos da Escola Municipal “José Antonio de Souza” (Parque Orlanda); dança Tirolesa, por alunos da Escola Municipal “José Antonio de Souza” (Parque Orlanda); Lenda Coqueiral Assombrado, através de alunos da Escola Municipal “Prof. Taufic Dumit” (Vila Sônia) e fechando a programação, apresentação da Fanfarra, com alunos da Escola Municipal “Prof. João Batista Nogueira” (Sta. Terezinha).

Durante a semana as escolas municipais trabalharão a questão da cultura e tradições piracicabanas, onde os alunos poderão aprender um pouco sobre elas, como o cururu e catira, iniciativa importante para que os alunos tomem consciência da importância de se manter viva as tradições culturais.

O que é Folclore?

O Folclore é: O conjunto de manifestações de caráter popular de um povo, ou seja é o conjunto de elementos artísticos feitos do povo para o povo, sempre ressaltando o caráter de tradicional destas representações, sempre transmitidas de uma geração para outra através da prática(os pais ensinam aos filhos, que desde pequeninos já praticam).

O folclore varia bastante de um País para o outro, e até mesmo dentro de um Estado é bastante variável, pois as diferenças entre as regiões são muito grandes. No caso do Brasil o folclore foi resultado da união da Cultura a partir da miscigenação de três povos (Europeu, Africano, Ameríndio ). O que resultou é que em muitas regiões brasileiras o folclore é muito diferente, pois devido às influências de cada um destes povos formadores do Brasil, algumas regiões apresentam uma maior tendência a uma origem mais detalhada, por exemplo, no Nordeste na zona Litorânea as presenças das influências indígenas, Portuguesas e negra são que quase igualadas, já mais para para o Sertão a presença da Cultura negra não é muito marcante como no litoral .

Lembrando que as manifestações folclóricas brasileiras, na sua grande maioria são manifestações de caráter de um povo mestiço, ou seja, sofrem influência de diversas raças, mas apresenta características próprias e que também a grande maioria são manifestações completas em caráter artístico, pois possuem elementos do Teatro, Dança, Musica e Artes Plásticas.

O termo Folk-Lore foi empregado pela primeira vez em 22 de agosto de 1846, consagrando este mês consagrado ao Folclore. Cultura, antropologicamente, é tudo aquilo que o homem faz, material e não materialmente, excluídas as necessidades fisiológicas. Também de difícil conceituação é a palavra povo. Aqui deve ser tomado como todos os participantes de uma comunidade. Folk-Lore, por ser formado de termos de duas línguas diferentes, leva a equívocos. Folk quer dizer povo; lore, o saber, o conhecimento, o costume. Pode-se afirmar: Folclore é o saber vulgar do povo. Não transmitido através de escolas e nem de livros e sim por imitação ou por força de tanto ver e ouvir.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.