A instalação dos semáforos digitais com temporizador foi responsável pela queda de 34% no número de acidentes em Piracicaba. A informação está na dissertação de mestrado de Luciana Maria Gasparelo Spigolon, apresentada na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
O tema da pesquisa foi “Grupo focal convencional X grupo focal com informação do tempo de verde/vermelho restante”. Em Piracicaba, a pesquisadora levantou os dados de sete cruzamentos, antes e depois da implantação dos semáforos com temporizador.
Foram comparados os anos de 2008 e 2009. Se no primeiro ano analisado o número de acidentes foi de 56, a partir da instalação dos semáforos com temporizadores, caiu para 37, ou 34%. A pesquisadora ainda analisou os municípios de São Carlos e Ribeirão Preto, com queda de 35% e 5% respectivamente.
O secretário de Trânsito, Paulo Prates, disse que na cidade foram instalados 45 semáforos digitais em 3 anos, dentro da proposta de melhoria da trafegabilidade nas principais ruas e avenidas e também para trazer maior segurança aos pedestres.
Os cruzamentos pesquisados são:
1- Av. Armando de Salles Oliveira com Rua Rangel Pestana
2- Av. Jaime Pereira com Av. Dr. Paulo de Moraes
3- Av. Limeira com Av. Martinho Salgot
4- Av. Pádua Dias com Av. Independência
5- Av. Rui Barbosa com Av. Juscelino Kubitschek
6- Rua do Rosário com Rua XV de Novembro
7- Av. Dr. Paulo de Moraes com Rua do Rosário