Portal do Município de Piracicaba

Semae segue com serviços de reparos em redes e ramais de água na cidade

Trabalho traz resultado importante no combate às perdas; investimento total é de R$ 11 milhões

Por CCS / Publicado em 02/02/2026
Tempo de leitura: 2 minutos.
A imagem mostra uma escavadeira retroescavadeira da marca John Deere trabalhando em uma rua residencial durante o dia. A máquina está escavando uma vala profunda, onde há um pouco de água acumulada no fundo. Quatro homens estão presentes: um operador dentro da cabine da máquina, um trabalhador com capacete branco e uniforme azul dentro da vala, outro homem de camiseta azul observando a operação na calçada, e uma parte de outra pessoa à direita da imagem. Há uma escada de madeira apoiada na lateral da vala para acesso. Ao redor, é possível ver uma parede de tijolos, árvores, carros estacionados e casas ao fundo, tudo sob um céu azul claro. A cena sugere um trabalho de manutenção ou instalação de tubulação, possivelmente de água ou esgoto.
Semae segue com serviços de reparos em redes e ramais de água na cidade

O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba segue com os trabalhos de reparo em redes e ramais de água no município. Antes da ação ser intensificada, em abril/25, o número destes serviços acumulados era superior a 300 reparos (espalhados por toda a cidade). Até janeiro/26, o número de reparos a serem realizados está, em média, com 30 ordens de serviço abertas, ou seja, uma redução de aproximadamente 90%.

A imagem mostra um trabalhador, possivelmente de construção ou serviços públicos, dentro de uma vala profunda cavada no solo. O solo ao redor é de cor avermelhada, aparentando ser argiloso e úmido. O homem está agachado ou curvado dentro da vala, usando um capacete amarelo de segurança e uma camisa azul com faixas refletivas amarelas. Ele segura uma ferramenta, sugerindo que está realizando algum tipo de reparo ou instalação. Ao redor da vala, há pedaços de concreto quebrado, indicando que a área foi aberta para acesso a alguma infraestrutura subterrânea. A iluminação é natural, provavelmente durante o dia, e o ambiente aparenta ser uma obra ou manutenção externa.
Reparo de ramais em calçadas também estão entre os serviços realizados pelo Semae

Com investimento de R$ 11 milhões, o trabalho traz resultado importante no combate às perdas de água, conforme explicou o presidente do Semae, Ronald Pereira, ao reforçar que a contratação de empresa especializada agilizou os serviços de conserto, principalmente de vazamentos. “Com as solicitações de reparos sendo atendidas de forma mais rápida, o volume de água perdida nestes vazamentos é bem menor, além de os reflexos do próprio problema serem minimizados. Seguimos trabalhando para diminuir ainda mais este indicador”.

A empresa contratada auxilia as equipes do Semae nos chamados para reparo na rede de água e realizam os serviços de trocas de ligações de água até 32 mm, reparos em redes de distribuição de água de 25mm até 150 mm de diâmetro em qualquer material, conexões ou vazamentos, bem como a retirada e execução de novo pavimento, conforme padrão da Prefeitura de Piracicaba.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.