O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) segue com as obras de reforma e revitalização do Aquário Municipal Ilda Borges Gonçalves, localizado no Parque do Mirante. Já foram concluídos os reparos no gesso do teto, a recuperação do telhado, que tinha infiltrações, e a pintura. Atualmente, os trabalhos se concentram na troca da lona que protege e impermeabiliza o fundo de um dos lagos de peixes. A lona estava com desgaste e vazamento e precisou ser trocada; essa manutenção exige testes de estanqueidade, para garantir que não há mais vazamento de água. A diretora do Departamento de Construção Civil, Oficina e Transporte do Semae, Gabriela de Sales Anselmo, destacou ainda que os serviços de reparo são necessários porque todo material aplicado nos lagos e tanques exige manutenção periódica. “Os materiais têm prazo de validade e, por isso, é preciso fazer a substituição. E toda troca exige teste para atestar a efetividade do serviço, a fim de evitar vazamentos, infiltrações ou qualquer outro problema que possa causar danos à estrutura e aos peixes do Aquário Municipal”, acrescentou. O superintendente operacional do Semae, João Vitor Roesner, informou ainda que o Semae vai solicitar um laudo técnico para avaliar e atestar a situação completa de toda a estrutura do Aquário. “Contrataremos uma empresa especializada para executar o laudo e, assim, determinar se há outros locais que precisam de intervenções. O Aquário está localizado em um local que demanda atenção, porque é próximo do rio Piracicaba, tem um córrego que passa próximo e passamos por um período de muita chuva. Então precisamos avaliar a construção”, disse.