Portal do Município de Piracicaba

Semae segue com obras de reestruturação da ETA II Luiz de Queiroz

Obra tem investimento de R$ 9,65 milhões e vai restabelecer produção em 34,5 milhões de litros de água/dia na estação

Por CCS / Publicado em 29/09/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
A imagem mostra uma vista aérea de uma estação de tratamento de água ou esgoto em construção ou em manutenção. * A área principal é um grande tanque retangular, com paredes de concreto, onde estão sendo instaladas estruturas metálicas e um canal azul. * Há trabalhadores no local, usando capacetes e uniformes, realizando atividades de construção. * Ao redor do tanque principal, há passagens elevadas com corrimãos amarelos, indicando acesso para manutenção e operação. * Em outras áreas da imagem, observam-se edifícios com telhados de amianto, tanques de armazenamento e tubulações. * Uma escavadeira amarela e um guindaste estão estacionados próximos a uma estrutura maior, possivelmente parte da infraestrutura da estação. * Ao fundo, uma rua com carros em movimento e vegetação indicam que a estação está localizada em uma área urbana ou semiurbana.
Vista aérea do início de instalação de calhas vertedouras

O Semae Piracicaba segue com as obras de reestruturação da Estação de Tratamento de Água (ETA) II – Luiz de Queiroz, localizada na rua Luiz de Queiroz, Centro. Neste momento, as obras acontecem no decantador 1. A ação tem como objetivo garantir o abastecimento para mais de 120 mil pessoas de 179 bairros da cidade atendidos pela Estação. O investimento total é de R$ 9,65 milhões. A previsão para o término da obra é para início de 2026.

A imagem mostra uma cena de construção dentro de um grande tanque ou reservatório com paredes de concreto. Vários trabalhadores estão ocupados com a montagem de estruturas metálicas no chão. * A maioria dos trabalhadores está vestida com uniformes azuis e usa chapéus para se proteger do sol ou de detritos. * A estrutura metálica parece ser composta por longas vigas pretas fixadas ao chão por suportes em forma de L. * Há pilhas de materiais de construção, incluindo metal e madeira, espalhadas pela área. * Equipamentos como andaimes e possivelmente ferramentas elétricas também são visíveis. * O chão do reservatório é de concreto, com algumas áreas molhadas ou com manchas de água. * As paredes do reservatório são de cor ocre, com textura áspera e algumas marcas de umidade. * A iluminação sugere um dia claro, possivelmente ensolarado, com sombras projetadas pelos trabalhadores e pelas estruturas.
Módulos já instalados e início dos serviços de impermeabilização; abaixo dispositivo de extração de lodo que ficará no fundo do decantador

Nesta fase da obra, trabalhadores fazem a instalação de raspadores mecanizados e sistema automatizado para remoção contínua do lodo. Com esses equipamentos e esse novo sistema, as paradas no tratamento e distribuição de água para limpeza e remoção desse lodo deixarão de acontecer. A obra também prevê reforma dos decantadores com novos módulos tubulares e canaletas para melhorar a sedimentação e substituição completa dos materiais filtrantes em cinco unidades, assegurando a qualidade da água tratada.

A imagem mostra uma área de construção com paredes de concreto de cor bege e uma grande parede frontal azul. No centro, um trabalhador com uniforme azul e chapéu está montando andaimes. Muitos tubos azuis estão espalhados pelo chão, alguns conectados em forma de teia. Há também pilhas de metal no chão, possivelmente partes dos andaimes ou de outra estrutura. O céu está claro e azul, indicando um dia ensolarado. A cena sugere um projeto de construção ou manutenção em andamento, possivelmente relacionado a sistemas de água ou drenagem devido à presença dos tubos.
Início da montagem da estrutura que sustenta os módulos e calhas

Ronald Pereira, presidente do Semae, enfatizou que a obra é mais uma das ações para redução de perdas e, com ela pronta, é garantida a estabilidade na capacidade produtiva da ETA II em até 34,5 milhões de litros/dia, o que hoje em dia não é possível exatamente pela estrutura atual estar defasada. “Essa reestruturação vai assegurar o abastecimento estável para quase um terço da população piracicabana já que a obra traz benefícios como maior eficiência operacional, redução dos custos com limpeza manual frequente, melhor qualidade da água tratada e adequação ambiental com vistas à futura Estação de Tratamento de Lodo (ETL)”.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.