O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) confirmou o rompimento do contrato com o Consórcio Saneamento Piracicaba, formado pelas empresas Tejofran e M. Tabet, responsável pela construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) – Ponte do Caixão. A decisão foi tomada após reunião do presidente do Semae, Vlamir Schiavuzzo, o prefeito Barjas Negri e os departamentos jurídicos do Semae e da Prefeitura. Na última quarta-feira (10), durante audiência na 6.ª Vara Cível, o Semae e o Consórcio compuseram amigavelmente o acordo para o rompimento do contrato. Segundo Vlamir, as divergências com as empresas começaram ainda no ano passado. Após o início das obras, mais precisamente a partir de maio, o Consórcio questionou o projeto. Depois, o Consórcio pediu para realinhar o preço da obra. A alegação principal foi a alta elevação dos preços do aço e do cimento, reflexo da crise mundial que também atingiu o Brasil. Durante as discussões, o Consórcio interpôs medida judicial e por determinação da Justiça paralisou as obras (novembro do ano passado). Vlamir e técnicos do Semae reuniram-se diversas vezes com representantes da Tejofran e M. Tabet na tentativa de reiniciar as obras de construção da ETE – Ponte do Caixão. O Semae não concordou em realinhar o preço e com os questionamentos ao projeto. A autarquia tentou de todas as formas legais solucionar os impasses técnicos e, principalmente, o financeiro. Todavia, não obteve êxito. Assim, por não ter havido possibilidade de acordo administrativo, o Semae decidiu pela rescisão contratual. Diante do encerramento oficial do contrato, a autarquia promoverá a reabertura da licitação para a continuidade das obras de construção ETE – Ponte do Caixão. Entretanto, como enfatizou Vlamir, o Semae não medirá esforços para cumprir o que foi pactuado com o MP no sentido de tratar 100% do esgoto da cidade até 2012.