Sua vida vale mais! Este é o slogan do encontro que acontece nesta sexta-feira, 23, a partir das 8 horas, na sede administrativa do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), na rua XV de novembro, 2.200. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) espera a presença de 200 servidores para tratarem de questões relacionadas à prevenção em saúde e também comemorarem o marco recorde da autarquia, de 92 dias sem acidentes de trabalho. O tema do encontro será Ambiente de trabalho seguro é ambiente livre de riscos.
O evento está sendo organizado em parceria pelo Semae, a CIPA e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), com o objetivo de disseminar informações sobre prevenção, para manter o ambiente de trabalho seguro, envolvendo também a segurança no trânsito e no ambiente doméstico.
Além de palestra proferida pelo técnico em segurança do trabalho, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Marcos Hister, haverá um estande do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), sob a coordenação do orientador pedagógico do CCZ, Márcio Ermida, com informações sobre várias doenças como raiva, febre maculosa, febre amarela, dengue, zika, chickungunya, entre outras. O técnico estará à disposição para tirar dúvidas dos participantes.
De acordo com o presidente do Semae, José Rubens Françoso, o atual cenário na autarquia, em relação ao desepenho da equipe profissional, merece atenção epecial, porque há 15 anos o Semae não consegue ultrapassar 92 dias sem acidentes de trabalho, como está acontecendo. “Nesta sexta-feira vamos comemorar este fato com diversas atividades. Esta é uma oportunidade para agradecermos e parabenizar todos os funcionários pelo fato de realizarem as suas funções sempre preservando a vida individual e coletiva", disse.
De acordo com Deouglas Sarti Toledo, presidente da CIPA, o evento procura abranger os diversos momentos da vida de um trabalhador. “Quando falamos em riscos, temos de pensar no dia a dia do trabalhador, onde quer que ele esteja, e da responsabilidade de cada um para que consigamos dar sequência a essa conquista de 92 dias sem acidentes”, concluiu.