O Semae realizará nesta terça-feira, 30, a limpeza das adutoras de água bruta localizadas entre a Captação 3 e a Estação de Tratamento de Água do Capim Fino. Ao todo, são quatro adutoras que transportam a água do rio Corumbataí até a ETA. A limpeza é necessária devido ao depósito de material nos pontos mais baixos da adutora. O acúmulo desse material depositado acaba interferindo diretamente na eficiência do sistema, diminuindo o volume de água transportado.
Pedro Alberto Caes, engenheiro de saneamento do Semae, explica como será realizada a manutenção. “São bombeados em média 1.750 litros por segundo por oito conjuntos de moto bombas de 600 CV (Cavalo-Vapor) e três conjuntos moto bombas de 160 CV. A limpeza periódica se faz necessário para manter a capacidade de transporte de água. A limpeza é executada através da inserção de um ‘pig’ – projétil de espuma de alta densidade, de diâmetro pouco menor do que o da adutora, no início da adutora. Esse pig é empurrado pela água e sairá no final da adutora, carreando o material depositado para fora da tubulação, limpando a adutora”, explicou Caes.
Para executar esse serviço, a autarquia interromperá a operação de uma adutora nesta terça-feira. Esse procedimento reduzirá a captação de água em cerca de 420 litros por segundo. Parte desse volume será compensado pelo aumento do volume captado do rio Piracicaba, durante a execução do serviço de limpeza. Para a execução do serviço, não deverá causar prejuízos ao abastecimento. Porém, o Semae pede a colaboração dos usuários para que evitem tarefas que consumam muita água amanhã.
O serviço terá início às 6h, com previsão para conclusão às 18h. As atividades serão executadas em dois pontos, na Captação 3 – Rio Corumbataí (Vila Brieda, próximo à usina Costa Pinto) e na entrada da ETA 3 – Capim Fino.