Semae leva mais de 9.000 metros de rede de água ao Godinhos
Depois de mais de 40 anos reivindicando, 100 famílias do bairro Godinhos, incluindo o Convívio Andréia, na zona rural de Piracicaba, recebem em suas casas água 100% tratada. O Semae executou 9 mil metros de rede de água para beneficiar uma população de cerca de 600 pessoas. A extensão dessa rede tornou-se possível depois de reuniões entre os moradores e lideranças do bairro, o presidente do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), Vlamir Schiavuzzo e o líder do governo no Legislativo, vereador José Aparecido Longatto (PSDB). Com mais essa obra, o Semae reafirma a política do governo do prefeito Barjas Negri de garantir água tratada e de qualidade para toda a cidade.
Marcos César Naléssio, metalúrgico e um dos líderes comunitários do Godinhos, lembra que “meus pais, meus tios e o pessoal mais antigo já lutava para que água tratada chegasse no bairro. Nós insistimos no pedido há um ano meio com o vereador Longatto e ele entrou em contato com o presidente do Semae, Schiavuzzo, que nos atendeu prontamente”. Naléssio é morador nascido no Godinhos.
No início do processo a obra estava orçada em quase R$ 416 mil. Ao fechamento da licitação a autarquia conseguiu reduzir esse valor para R$ 277.674,00. “O Semae paga metade do investimento e os outros 50% é pago pelos moradores”, explica Schiavuzzo, sobre o modelo de pagamento feito com a comunidade.
Esse tipo de parceria com a comunidade tem sido feito em outros bairros rurais, permitindo o parcelamento de um valor compatível aos moradores, em até 24 vezes. A iniciativa faz parte do plano de governo municipal para garantir água tratada também na zona rural de Piracicaba. “Antes da aprovação do Projeto de Lei, que permite essa parceria, enviado pelo prefeito Barjas Negri e aprovado pelos vereadores, a comunidade tinha que pagar sozinha pelo investimento, o que dificultava a situação para todos”, ressalta o presidente do Semae.
PARCERIA – Para a obra do Semae ser executada, é necessária a adesão de, pelo menos, 70% das propriedades de uma localidade. Do valor total do investimento, metade cabe à autarquia e os outros 50% aos moradores da região atendida, incluindo aquelas que, num primeiro momento, decidirem não quitar sua cota e, portanto, não terem água encanada. A ligação é estendida para todas as propriedades, porém, a família que não aderiu à parceria, não pode usufruir do benefício naquele momento, mas em qualquer tempo, quem não aderiu inicialmente, pode entrar na parceria e ter água do Semae. Para isso, é necessário entrar em contato com a autarquia e quitar a cota cabível, sendo que o valor sofre correções monetárias – o mesmo índice usado nos reajustes da conta de água – que incidirem no período.
