Cem famílias do bairro Godinhos, incluindo o Convívio Andréia, situado na zona rural de Piracicaba, terão em suas casas, até o final de outubro deste ano, água 100% tratada. Para isso, estão sendo executados pelo Semae, 7.502 metros de rede de água para beneficiar uma população de cerca de 600 pessoas. A obra, iniciada há dois meses, tornou-se possível mediante reuniões com os moradores do bairro, o presidente do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), Vlamir Schiavuzzo, e o líder do governo no Legislativo, vereador José Aparecido Longatto (PSDB).
Antes da licitação, a obra estava orçada em R$ 415.960,61, sendo que após o processo, a autarquia conseguiu reduzir o investimento para R$ 277.674,00. “O Semae paga metade do investimento e os outros 50% são pagos pelos moradores”, explica Schiavuzzo, sobre o modelo de pagamento feito com a comunidade.
Esse tipo de parceria com a comunidade tem sido feito em outros bairros rurais, permitindo o parcelamento do valor cabível aos moradores, em até 24 vezes. A iniciativa faz parte do plano de governo municipal, que visa garantir água tratada também aos moradores da zona rural de Piracicaba. “Antes da aprovação do Projeto de Lei, que permite essa parceria, enviado pelo prefeito Barjas Negri e aprovado pelos vereadores, a comunidade tinha que pagar sozinha pelo investimento”, ressalta o presidente do Semae.
PARCERIA – Para a obra do Semae ser executada, é necessária a adesão de, pelo menos, 70% das propriedades beneficiadas. Do valor total do investimento, metade cabe à autarquia e os outros 50% aos moradores da região atendida, incluindo aqueles que, num primeiro momento, decidirem não quitar sua cota e, portanto, não ter água encanada. A ligação é estendida para todas as propriedades, porém, a família que não aderiu à parceria, não pode usufruir da água tratada pela autarquia.
No entanto, em qualquer tempo, quem não aderiu pode entrar na parceria e ter água do Semae. Para isso, é necessário entrar em contato com a autarquia e quitar a cota cabível. Esse valor sofre correções monetárias – o mesmo índice usado nos reajustes da conta de água – que incidirem no período.