Semae lança projeto Dialogo’S 2026 com foco em saúde mental
Iniciativa teve início no Janeiro Branco e reúne ações de cuidado, prevenção e acolhimento aos servidores da autarquia

Para promover uma cultura organizacional baseada em cuidado, prevenção e comunicação efetiva, o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba iniciou nesta sexta-feira, 30/01, o projeto Dialogo’S 2026. A primeira atividade reuniu cerca de 40 servidores em palestra alusiva ao Janeiro Branco, campanha nacional que reforça a importância do cuidado com a saúde mental e emocional do ser humano.

Por meio de valores como Saúde, Segurança, Sabedoria, Suporte e Solidariedade, o Projeto Dialogo’S oferece atendimento terapêutico individualizado em parceria com a Faculdade Anhanguera de Piracicaba. Estes atendimentos visam promover bem-estar físico e mental, prevenir acidentes e incidentes, compartilhar conhecimento prático, oferecer acolhimento e assistência, além de fomentar empatia e integração entre os servidores públicos da autarquia.
Fomentadora do projeto, Liliane Silva, responsável pela Gerência de Recursos Humanos do Semae, destacou que cuidar da saúde mental é um compromisso coletivo e a participação dos servidores nestes encontros “faz toda a diferença para construirmos um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, acolhedor e humano”.

Liliane reforça que, além do atendimento individualizado o ano todo, todo mês serão realizadas atividades coletivas, como rodas de conversa, campanhas educativas, treinamento, palestras, abertura de novos canais de escuta, entre outras ações. “Todas essas atividades já estão no calendário interno do Semae e, hoje, marcamos o ponto inicial da divulgação destas ações para que os servidores se programem e participem. A palestra de hoje foi fundamental para reforçar a importância da participação de todos”.
JANEIRO BRANCO – Com o tema Saúde Mental e Valorização da Vida: Refletir sem Julgar, os professores da Faculdade Anhanguera de Piracicaba, Claudinei Bettiol – psicólogo e especialista em escuta qualificada e fortalecimento de vínculos e dignidade humana –, e Denilsa Maforte – psicóloga e especialista em Saúde Mental – abordaram na palestra temas relevantes sobre saúde mental no ambiente de trabalho.
De acordo com Denilsa, atualmente vive-se numa sociedade acelerada e que o plantão de atendimento oferecido pelo Semae é o espaço onde as pessoas podem parar, falar sobre as dores delas, sobre aquilo que às aflige. “A parceria com a faculdade é justamente de levar esse espaço de cuidado às vezes a lugares e ambientes que não tem. Quando fomos procurados para essa parceria ficamos muito felizes em aceitar”, apontou Denilsa.
Claudinei Bettiol reforçou a iniciativa e lembrou que o Janeiro Branco é um lembrete para um pensar ao longo de todo ano sobre saúde mental. “Hoje precisamos refletir sobre a condição humana, da importância de se falar em saúde mental, principalmente em ambiente de trabalho uma vez que temos, no Brasil, mais de 500 mil afastamentos de trabalhadores por ano, e isso é muita coisa. Aqui no Semae, com este projeto, vemos uma empresa que está olhando para o servidor, cuidando de todos, que entende a importância em reduzir essa dor nos trabalhadores. Esse resultado vamos colher em janeiro de 2027, quando fizermos a reflexão final sobre todas as ações realizadas”, concluiu.
