O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) finaliza essa semana a instalação de um booster na região do loteamento Monte Feliz, no bairro Água Branca. Foram investidos 94 mil para melhorar o abastecimento de água na região, beneficiando cerca de 11 mil moradores.

De acordo com Pedro Caes, engenheiro de Saneamento da autarquia, o bairro Monte Feliz está localizado na área mais alta em relação à região do bairro Água Branca e em relação ao reservatório elevado da Paulicéia, o que implica em uma vulnerabilidade indesejada no abastecimento de água, sobretudo em casos de paradas de manutenção ou consumo excessivo na região.

Booster é uma instalação de bombeamento

“Esta situação faz com que, na prática, esta região da cidade seja uma das primeiras a sofrer quedas de pressão do fornecimento de água em casos de manutenção e, também, seja uma das últimas a recuperar a normalidade da distribuição em função das altas cotas do terreno. Para solucionar o problema, projetamos um sistema elevatório de água tratada, tipo booster móvel. Instalado na avenida Edne Rontane Basseti, entre ruas Barcelona e Buenos Aires, deverá acrescentar pressão suficiente na rede para abastecimento, principalmente nos casos de serviços de manutenção ou consumo acentuado na região”, afirmou Pedro Caes.

O pacote de investimento inclui um booster móvel com bomba centrífuga, motor elétrico, inversor de frequência, container e controle de pressão. O booster é uma instalação de bombeamento para fazer com que a água consiga chegar com força e de maneira mais rápida em imóveis localizados em regiões mais altas ou distantes em relação ao ponto de distribuição.

Outras regiões da cidade também contam com esse sistema, como Canal Torto, Damha, Formigueiro (Mato Alto), Hyundai, Godinhos, Jardim UNIMEP, Reserva do Engenho, Morada do Engenho, Paineiras, Santa Izabel, São Francisco, Uninorte, Villa D'Itália, Tupi, Volta Grande, Algodoal e Bosque de Piracicaba.

Mais regiões da cidade tem esse equipamento