O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) inaugurou hoje, 24/06, a nova Estação de Tratamento de Lodo (ETL) Capim Fino. Com a ampliação, o novo sistema permite tratar até 4.000 metros cúbicos por dia de lodo e dar destino adequado a esse resíduo, que é gerado após o tratamento de água. Além disso, a ETL opera com maior economia de produtos químicos, de energia elétrica e maior eficiência no processo de tratamento da água. O investimento total foi de R$ 3.742.140,77, incluindo projeto e obra, com recursos do Programa Saneamento Para Todos, do Governo Federal, e contrapartida de 10% da autarquia.

Prefeito Luciano Almeida ao lado do presidente do Semae, Artur Costa Santos, na ETL Capim Fino

A nova ETL foi construída para atender a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Fino e também para substituir a ETL antiga, que funcionava desde 2012, por meio de centrífuga e adensador mecanizado. Na nova ETL, o processo de tratamento do lodo não usa produto químico e funciona por gravidade, o que traz um menor consumo de energia elétrica, menor demanda de manutenção e operação do sistema, e o aumento da vazão de tratamento de água pela ETA Capim Fino. O processo consiste em separar a parte sólida da líquida desses resíduos, que são compostos pela maior parte em água (99%) e 1% sólido.

Para ampliação da ETL, foram construídos os sistemas para as etapas de adensamento gravitacional (separação da água e do lodo), com a implantação de uma lagoa com volume de 10 mil m3, seis leitos de secagem para desidratação final do lodo, e a estação elevatória que faz o bombeamento do líquido clarificado (água). Essa ampliação traz uma melhoria no processo de abastecimento, que recupera cerca de 100 litros por segundo da água que retorna aos tanques da ETA Capim Fino para o ciclo de tratamento de água, diminuindo, desta forma, o índice de perdas de água. O lodo é removido da ETL com destino final para o aterro industrial.

Nova ETL fica em anexo à ETA Capim Fino

“É um dia especial, estamos iniciando aqui um projeto que envolve mais de R$ 150 milhões de investimentos em saneamento. Essa é uma primeira etapa, e uma etapa importante, já que estamos ampliando o sistema da estação, tornando ele mais eficiente, mais econômico e com um processo ambientalmente correto. Importante dizer que esses investimentos que estamos fazendo não são projetos a curto prazo, mas estamos licitando agora obras previstas para conclusão até 2026, e o que interessa é que elas estão sendo feitas, pensando em um futuro mais sustentável para nossa cidade”, declarou o prefeito Luciano Almeida.

Inauguração da nova Estação de Tratamento de Lodo (ETL) do Semae ampliada do Semae

“Com esse novo sistema temos a modernização das operações na ETA, um processo mais eficiente aos resíduos do tratamento de água e também a geração de um ciclo em que a recuperação da água clarificada, que passa pelos processos da estação, possa retornar ao tratamento e agregar maior volume ao abastecimento produzido pela ETA Capim Fino. Um verdadeiro avanço para o saneamento da cidade de Piracicaba”, destacou Artur Costa Santos, presidente do Semae Piracicaba.

Tanques para secagem de lodo da ETL Capim Fino

AMPLIAÇÃO DA ETA – Durante a cerimônia de inauguração, o presidente da autarquia também anunciou a assinatura para contratação das obras de Ampliação ETA Capim Fino, realizada na sexta-feira, dia 21/06, com investimento de R$ 15,8 milhões e aumento da capacidade de produção de água. “Assinamos a ordem de serviços e assim temos o início das operações para as obras. Um investimento em torno de R$ 15,8 milhões, proveniente do financiamento com a Caixa Econômica Federal pelo Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). Esta ampliação representa um aumento da capacidade em 33% da produção de água na ETA Capim Fino, de 1.500 litros por segundo para 2.000 litros por segundo”, completou.

Lagoa foi construída em ampliação da ETL para receber água onde será feita a separação do lodo resíduo de tratamento