Semae finaliza primeira etapa de trecho de adutora na Pauliceia
Equipes do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) finalizaram nesta madrugada os serviços de interligação de adutora no reservatório da Pauliceia, entre as ruas Dona Hilda e Marilice Rodrigues da Silva Pinto. Os trabalhos começaram às 8h da manhã de ontem, quarta-feira, 20/10, e foram concluídos às 4h de hoje, 21/10. O serviço faz parte da obra de interligação dos reservatórios Marechal e Pauliceia que, quando finalizada, passará a transportar mais 100 litros de água por segundo, totalizando 500 litros/s, regularizando o abastecimento nas regiões Sul e Oeste.
Para a realização dos serviços, ontem, foi necessário interromper o abastecimento nos bairros Paulicéia, Monte Líbano, Vila Cristina, Jardim Itapuã, Novo Horizonte, São Jorge (Nova Suíça, Volta Grande, Água Bonita), parte do Jardim Planalto, Água das Pedras, Água Branca, Jardim Califórnia, Bairro Verde, Campestre (Sete Barrocas, Monjolinho, Mato Alto), Dona Antônia, Santa Helena, Chicó, entre outros.

Obra faz parte da interligação dos reservatórios Marechal e Pauliceia que, quando finalizada, passará a transportar mais 100 litros de água por segundo
De acordo com o Semae, o abastecimento em todos esses bairros estará normalizado até amanhã, sexta-feira, 22/10.
De acordo com Pedro Alberto Caes, engenheiro do Departamento de Operação e Manutenção do Semae, a rede utilizada na interligação foi de 500 milímetros, de ferro fundido, e vai melhorar, gradualmente, o abastecimento mesmo antes da conclusão total da interligação entre os reservatórios. “Além da adutora, também estamos ampliando a Casa de Bombas da Pauliceia, o que vai melhorar a pressão”, explica Caes.
BASTIDORES – Os serviços de interligação de adutora no reservatório da Pauliceia realizados ontem necessitaram da interdição parcial da rua Marilice Rodrigues da Silva Pinto, além da montagem de uma base para os serviços, que inclui uma oficina volante, além do uso de máquina escavadeira e caminhão. No total, mais de 20 pessoas trabalharam no local durante 20 horas.

Obra já trará benefícios à população, mesmo antes da finalização de interligação entre reservatórios
“O serviço é complexo. Tivemos interferências de outras redes existentes para executar essa, que é maior (500 mm), e a tubulação é de ferro, mais difícil de trabalhar porque temos de cortar material. O que conseguimos preparar antes, preparamos. E ainda há surpresas: uma peça apresentou defeito, só detectado após a montagem. Daí tivemos de desmontar e montar novamente”, explicou Caes.
Ainda segundo Caes, para realizar a obra foi preciso interromper o abastecimento, esvaziando os reservatórios da Paulicéia (são dois com 250 mil litros, um com 550 mil litros e outro com 5,4 milhões). “Aproveitamos para fazer a lavagem e a desinfecção desses reservatórios, serviço que é constante para manter a qualidade da água, além de outros serviços de manutenção na casa de bombas da Unificada-Pauliceia (troca de painel elétrico) e na ETA Luiz de Queiroz no sistema de cloração”, informou Caes.

Trabalho começou às 8h de ontem e foi concluído nesta madrugada
SERVIÇO – O Semae atende pelos telefones 115 e 0800 772 96 11.
