Portal do Município de Piracicaba

Semae fará revisão do plano de combate às perdas d’água; objetivo é reduzir de 54% para 25% em dez anos

Por CCS / Publicado em 23/10/2025  / Atualizado em 24/10/2025
Tempo de leitura: 2 minutos.

O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) dará início à revisão do Plano Diretor de Combate às Perdas no Sistema de Abastecimento Público. O objetivo é reduzir das perdas d´água tratada no município dos atuais 54% para 25% em até dez anos. O edital de contratação da A2N Engenharia e Soluções Sustentáveis Ltda. – número 05/2025 – será publicado hoje, 23/10, no Diário Oficial do Município. O prazo para a conclusão é de 12 meses e o investimento será de R$ 743.215,12, com recursos do Comitês PCJ e Fehidro e contrapartida da autarquia.

A imagem mostra um trabalhador em uma planta industrial, possivelmente uma estação de tratamento de água ou uma instalação semelhante. Ele está usando uma esmerilhadeira em uma estrutura azul brilhante que parece ser uma calha ou um canal. O trabalhador está vestindo uma camiseta azul, jeans e boné. O ambiente ao redor é composto por grandes tanques ou bacias, com estruturas metálicas azuis e brancas visíveis. O chão está coberto por uma grade escura, possivelmente para drenagem ou suporte. Ao fundo, há edifícios industriais com acabamentos em tons de amarelo e estruturas de metal. Um longo remo de madeira está apoiado em uma das estruturas azuis, sugerindo algum tipo de trabalho manual ou manutenção em andamento. Há também algumas garrafas e ferramentas espalhadas na estrutura azul onde o trabalhador está operando a esmerilhadeira.
Investimentos na modernização da infraestrutura de ETAs e ETLs são prioridades na revisão

A revisão do plano inclui a modernização da setorização da rede, a implantação ou melhoria da macromedição, o gerenciamento de pressão, pesquisas de vazamentos, diagnósticos dos hidrômetros e tubulações, além do levantamento das perdas financeiras e definição dos investimentos necessários. Também serão analisadas as condições das unidades operacionais, como Estações de Tratamento de Água (ETAs), Estações de Tratamento de Lodo (ETLs) e estações elevatórias.

A imagem mostra uma equipe de trabalhadores em um canteiro de obras, instalando tubulações azuis em uma vala. Há duas escavadeiras no local, uma maior amarela da marca DEERE e uma menor amarela da marca YANMAR. Vários trabalhadores, vestidos com uniformes azuis e coletes de alta visibilidade, estão engajados em diferentes tarefas, como manusear os tubos, operar equipamentos e supervisionar o trabalho. O ambiente sugere um trabalho de infraestrutura, possivelmente de saneamento ou abastecimento de água, em uma área urbana, com uma rua e construções ao fundo.
Revisão do plano inclui a modernização da setorização da rede, gerenciamento de pressão e pesquisas de vazamentos, entre outros serviços

Ronald Pereira, presidente do Semae, ressaltou que esta é a primeira atualização do plano desde 2014. “A administração do prefeito Helinho Zanatta já vem realizando obras para aprimorar a setorização e reduzir perdas. Com a contratação deste plano estratégico, o Semae poderá intensificar essas ações com investimentos mais robustos e planejados, garantindo assim a eficiência no abastecimento à população”, concluiu Ronald Pereira.

A imagem mostra um grupo de cinco homens, todos usando capacetes brancos, reunidos em torno de um mapa grande e detalhado. Eles estão em uma área externa com um céu azul claro e um pouco de vegetação ao fundo. O homem mais próximo à direita, vestindo um blazer azul escuro sobre uma camisa azul clara, está gesticulando com a mão direita sobre o mapa, parecendo explicar algo. Ele tem um capacete branco com o logotipo "S" verde. Os outros homens, vestindo camisas de botões em tons de azul e xadrez, também usam capacetes brancos, alguns com o mesmo logotipo "S". Um deles tem uma crachá pendurado no pescoço. O mapa parece ser um plano de obras estratégicas, com diferentes áreas coloridas (azul, vermelho e verde) e linhas que indicam rotas ou infraestrutura. A legenda do mapa menciona "OBRAS ESTRATÉGICAS" e "SEMAE / PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRACICABA", sugerindo que se trata de um projeto de saneamento ou infraestrutura urbana na cidade de Piracicaba. A atmosfera parece ser de uma reunião de trabalho ou inspeção de obra, com os participantes focados na análise do mapa para discutir os detalhes do projeto.
Prefeito Helinho Zanatta e o presidente do Semae Ronald Pereira durante recente visita as obras de ampliação da ETA Capim Fino


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.