O Semae- Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba é destaque da Revista ‘Experiências de Êxito em Serviços Públicos Municipais de Saneamento’, editada pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae). A autarquia é lembrada pela forma autônoma em que administra esse serviço essencial à vida.
De acordo com a revista, experiências de Piracicaba são modelos para outros municípios no país, citando a mobilização da sociedade que deu ao município a vanguarda no protagonismo da gestão das águas no País. Piracicaba foi o primeiro município a contribuir com o valor de R$ 0,01 por metrocúbico de água captada para a recuperação da Bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.
Outros pontos destacados pela revista são o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, que foi o primeiro criado no Estado de São Paulo; a tecnologia da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), dimensionado para tratar os esgotos domésticos de 90 mil pessoas. Construída com tecnologia inédita, a ETE chama a atenção pelo baixo custo de operação, atraindo visitantes da Colômbia, Chile, Estados Unidos e México; o Museu da Água, o primeiro do país e considerado um tributo ao Rio Piracicaba. O Museu centraliza todas as atividades do Programa de Educação Ambiental Água Doce, que já teve praticamente todas as escolas públicas do município.
O presidente do Semae, Vlamir Schiavuzzo, ressalta que por determinação ao prefeito municipal, Barjas Negri, o saneamento é tratado com seriedade e responsabilidade, buscando a excelência em suas iniciativas e projetos, que buscam, sobretudo, melhorar a qualidade de vida da população.