O Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba (Semae), o Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e a Agência Nacional de Águas (ANA) promovem, nesta terça (25) e quarta-feira (26), mais uma edição do “Curso de Hidrometração Individualizada em Condomínios Verticais e Horizontais”.

O objetivo é fomentar o uso racional da água em condomínios, através da instalação de ligações individuais de água, que possibilitam o controle e o pagamento do usuário sobre seu próprio consumo e podem induzir à redução do uso da água.

A ligação individualizada em condomínios já é lei em vários municípios do Brasil. Recife (PE), Aracaju (SE) e Brasília (DF) são algumas das cidades nas quais este tipo de instalação é obrigatória. Em Piracicaba a legislação existe desde 2004.

O presidente do Semae, Vlamir Schiavuzzo, disse que iniciativas como essas estimulam o uso racional da água e têm total apoio da autarquia. “Temos vários projetos, como por exemplo, a Aquamiga, que visa a conscientização das pessoas, principalmente, as crianças e jovens, dos problemas que a utilização inadequada da água pode ocasionar e levá-las a compreender as conseqüências que tais problemas podem trazer num futuro próximo e desenvolver mentalidade e atitudes que favoreçam o uso racional da água e a conservação dos recursos hídricos para as futuras gerações”.

O curso será aplicado nas bacias PCJ pela segunda vez. Em dezembro passado, na primeira experiência, o Consórcio PCJ, em parceria com a Sanasa-Campinas e com a ANA, reuniu em Campinas mais de 100 construtores e demais profissionais ligados ao setor. Para o segundo semestre está prevista a aplicação de mais uma edição do curso, provavelmente em uma cidade das cabeceiras das bacias PCJ, ainda indefinida.

O evento acontece na Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (rua do Rosário, nº 700). Os interessados em participar podem ter acesso a programação e a ficha de inscrição pelo site do Consórcio PCJ www.agua.org.br. Mais informações pelos fones (19) 3461 4957 / 3461 6321 com a Carla.