Para atender a demanda crescente por água tratada, consequência da expansão urbana, do desenvolvimento industrial e dos centros de pesquisas tecnológicas, o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) está duplicando a Estação de Tratamento de Água (ETA 3) do Capim Fino. Ela passará da produção atual de 1.300 litros de água por segundo, provenientes do rio Corumbataí, para 2.000 litros de água por segundo. O objetivo será alcançado em duas etapas de melhorias. Apesar da cidade contar com outras duas unidades de tratamento – ETAs 1 e 2, Luiz de Queiroz –, com capacidade para 600 litros por segundo, a partir de captação dos rios Corumbataí e Piracicaba –, a ETA Capim Fino trabalha hoje em seu limite. É a responsável por 90% do abastecimento da cidade, dependendo do período do ano. Seu desempenho, no entanto, vem sendo comprometido não apenas pela demanda crescente como também pela deterioração do manancial e da baixa qualidade de sua água, que exige novas técnicas de tratamento e captação para atender às exigências de consumo. Na primeira etapa da melhoria em andamento, a produção alcançará 1.800 litros por segundo, volume suficiente para abastecer o município nos próximos 15 anos. O investimento visa, portanto, ampliar e melhorar a capacidade de captação e tratamento, com ajustes na estrutura hidráulica, aplicação de novas técnicas e produtos para purificação. Estas ações foram apontadas como prioritárias pelos estudos preliminares de tratabilidade. Os recursos financeiros para a obra, de R$ 18,5 milhões, vêm do governo federal e integram o Programa Saneamento para Todos (PAC 2). A assinatura do contrato com a Caixa Econômica Federal ocorreu em agosto de 2011 e a obra começou em maio de 2012, com término previsto para maio de 2013. Serão construídas mais duas unidades de armazenamento e dosagem de produtos químicos, uma câmara de pré-oxidante, mais um módulo de foculação/decantação e quatro novas unidades de filtração, com reforma da existente. A ETA Capim Fino tem, desde o final de 2008, o maior reservatório de água de Piracicaba. Sua capacidade é de 11 milhões de litros e funciona com autonomia de 4 horas e meia. Isto significa que em caso de falta de energia, a cidade continuará sendo abastecida por mais 4 horas e meia.