Representantes do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e do Lar dos Velinhos assinaram hoje (17) convênio com a finalidade de fornecer uma turbina à instituição, que irá funcionar no local para a geração de energia elétrica e conforme a demanda ainda poderá ser fornecida outra turbina. As turbinas, existentes no Museu da Água, foi somente utilizada no século passado para gerar energia elétrica à cidade e atualmente está em desuso, servindo apenas de registro para a história de Piracicaba. Nesse sentido, o Semae, segundo o presidente Vlamir Schiavuzzo, está colaborando com a instituição, sem ônus. Conforme justificativa do Lar dos Velhinhos, a instituição passa por dificuldades financeiras para pagar as contas de energia elétrica. Para a autarquia, é uma satisfação proporcionar o abastecimento de energia elétrica à primeira Cidade Geriátrica do País. Foi aprovado na Câmara de Vereadores e transformou na Lei Municipal 6.013/2007, que concede a Prefeitura, em nome do Semae, destinar a turbina ao Lar dos Velhinhos pelo prazo de 49 anos. O prefeito Barjas Negri destacou a importância da parceria para melhorar a "saúde" financeira do Lar, utilizando para renda um equipamento que está em desuso. O equipamento terá capacidade de gerar energia elétrica para o local que abriga cerca de 400 idosos e, que mensalmente tem custo com a CPFL de aproximadamente R$ 20 mil, conforme dados fornecidos pela instituição na justificativa apresentada ao Semae. Para o presidente do Lar dos Velhinhos, Jairo R. de Mattos, "o acordo irá trazer inúmeros benefícios, a atual administração, está sendo rápida e vem prestando um benefício imenso para a cidade" e completa "seria difícil para o Lar dos Velhinhos ficar muito tempo sem o apoio da administração". De acordo com a instituição, as turbinas necessitam de reforma e de um gerador compatível para o uso dessa fonte de energia hídrica em desuso. Para que isso seja concretizado, a instituição está fazendo campanha popular para arrecadar uma receita de R$ 400 mil para os reparos.