A Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Charqueada, oferecem no dia 22/02, às 9h, no auditório 14, do Engenho Central, uma palestra de introdução para o curso de Turismo Rural, quando os interessados poderão se inscrever.

O curso é voltado para produtores rurais e seus familiares, com idade mínima de 18 anos e será realizado a partir do mês de março, com aulas ministradas pelo turismólogo Eduardo Bettin. Os participantes receberão orientações para ampliar o olhar sobre a propriedade rural, de forma a utilizar ferramentas para identificação e implantação de negócios de turismo, aliado às habilidades e vocações do produtor rural e sua família.

Para a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, o curso possibilitará experiências únicas aos proprietários rurais. “Visamos desenvolver as possibilidades do turismo rural de forma organizada e profissional, permitindo a criação e evolução da economia familiar e rural”, explica.

Serão ministrados princípios básicos de administração para inserir o turismo em uma propriedade rural de forma lucrativa e sustentável, além de conhecer diferentes tipos de instalações e serviços que podem ser oferecidos ao público, tendo como foco as atividades desenvolvidas no meio natural, para que se possa planejar, implantar e gerenciar um negócio competitivo no mercado.

Também serão abordadas questões como implantação de um ponto de venda de produtos artesanais no meio rural, meios de hospedagem, meios de alimentação, atendimento ao cliente, festival gastronômico e consolidação do Programa.

Segundo Catarina Pompermayer, participante do curso de Turismo Rural realizado em 2017, a oportunidade possibilitou a implementação do seu próprio negócio. “Trabalhei anos com doces caseiros mas não tinha conhecimento de que poderia ampliar o meu trabalho. A partir das orientações que recebi durante o curso, aprendi a ter mais confiança e investir na minha capacidade. Construi dois cômodos no meu bairro, Santa Olímpia, onde criei a marca da minha lojinha e passei a produzir lá mesmo, outros produtos para a venda. Hoje, além dos doces caseiros, também vendo geléias, licores, sucos integrais e vinhos”, comenta a empreendedora.

"Piracicaba possui uma privilegiada cultura rural, rica em gastronomia, cultura e tradições. É importante capacitar os produtores e agregar valor ao trabalho do campo, bem como instrui-los à sustentabilidade. Quesito primordial à realização do turismo", ressalta o diretor do departamento de turismo da SemacTur, Esdras Casarini.

O curso contará com total de 240 horas. Para as inscrições é necessário cópia do CPF, RG e comprovante de residência.

Serviço – Palestra e inscrições para o curso de Turismo Rural. Dia 22 de fevereiro, no Engenho Central. Horário: 9h. Informações: 3403-2635.