A Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), por meio da Comissão Organizadora e da Biblioteca Municipal de Piracicaba Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, anuncia os vencedores do 3º Prêmio Escriba de Crônicas 2017. O primeiro colocado foi Arzírio Cardoso, com a crônica A Língua, o Asterisco e a Natureza Sardinha. O segundo lugar ficou com Carlos Conte Neto, com Casos de Tartarugas, e o terceiro foi para Maria Pilar Michelin Zurita, com Faxineria Nova, Lista Nova. O melhor trabalho de Piracicaba é Essa tal Hipocrisia…, de Sofia Vitti Quartarolo.

Os autores dos trabalhos receberão as premiações de R$ 4.000 (1º lugar), R$ 3.000 (2º lugar), 2.000 (3º lugar) e R$ 1.500 (melhor de Piracicaba). Além dos quatro trabalhos premiados, sete menções honrosas e 11 selecionados compõem a coletânea do concurso, que, em breve, estará disponível para download gratuito no site da Biblioteca.

A comissão julgadora foi composta por Luis Antonio de Souza (graduado em comunicação social/jornalismo e pós-graduado em comunicação e semiótica); Alexandre Basso (graduado e pós-graduado em letras); Camilo Irineu Quartarolo (escritor, graduado em filosofia); Joseane Bordingnon (graduada em pedagogia, pós-graduada em educação e letramento, mestre em educação); Carla Ceres (escritora, graduada em letras).

O 3º Prêmio Escriba de Crônicas recebeu 987 inscrições. Foram representados 26 Estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Do exterior, vieram trabalhos do Canadá, Estados Unidos, Itália, Japão, Moçambique e Portugal. Autores piracicabanos enviaram 73 crônicas. A edição deste ano foi a que recebeu o maior número de inscrições do Escriba, na modalidade Crônicas, e registrou a maior participação dos últimos anos do concurso.

“O Prêmio Escriba acontece anualmente, alternando a cada ano, a realização do Prêmio Escriba de Crônicas, de Contos e o de Poesia. Este concurso cumpre com a sua missão, que é valorizar a produção literária e incentivar cada vez mais os escritores, como vimos neste ano o crescente número de inscritos, comparado às edições anteriores”, afirma a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese.

Crônicas vencedoras:

1º Lugar – A Língua, o Asterisco e a Natureza da Sardinha

Arzírio Cardoso | Campo Largo/PR

2º Lugar – Casos de Tartarugas

Carlos Conte Neto | São Paulo/SP

3º Lugar – Faxineira Nova, Lista Nova

Maria Pilar Michielin Zurita | São Paulo/SP

Melhor de Piracicaba – Essa tal Hipocrisia…

Sofia Vitti Quartarolo | Piracicaba/SP

Menções honrosas:

O Fantasma na Máquina – André Carlos Moraes | São Leopoldo/RS

Rap na Suécia – Mário Lourenço Evangelista Júnior | Londrina/PR