Semac recebe Frente Parlamentar de Cultura
Na manhã desta quinta-feira, 05/08, o Secretário da Cultura de Piracicaba, Prof. Adolpho Queiroz, recebeu nas dependências do Parque do Engenho Central a Comissão da Frente Parlamentar de Cultura da Câmara Municipal.
A visita aconteceu para que, juntos, pudessem esclarecer e alinhar as condições de armazenamento e descarte de materiais do Salão Internacional de Humor. O secretário conduziu os representantes do Legislativo a parte administrativa e também ao acervo, explicando que as imagens publicadas anteriormente pela imprensa eram reproduções impressas para montagem de exposições paralelas que aconteceram em outras edições (chamados de cenografia) e que naquele local não havia nenhum trabalho original.
Adolpho comentou que o material estava assim disposto, pois se encontrava em processo de mudança do barracão 14 (que está destinado a Pinacoteca) para o barracão 9, oportunidade em que também estava descartando materiais sem finalidade e doando tantos outros para instituições. O secretário mostrou ainda aos visitantes onde o acervo histórico das 47 edições, a reserva técnica com as mapotecas e as esculturas estavam guardados com os devidos cuidados.
“Fiquei satisfeito com os procedimentos que adotamos, de combinar antes a visita, de deixar tudo arrumado como solicitado, e explicar os descartes que pretendemos e pretendíamos fazer do material do Salão Internacional de Humor. Acho que foi um diálogo importante, necessário, com os vereadores exercendo seu papel de fiscalização e nós podendo agir de forma planejada e respeitosa, garantindo assim o sucesso da visita. Creio que esse tipo de parceria, entre Executivo e Legislativo, deve ser frequente daqui por diante”, frisou Adolpho.
A Associação dos Amigos do Salão de Humor de Piracicaba (AHA) manifestou interesse em receber os materiais de divulgação e cenografia utilizados em edições passadas e que seriam descartados. O objetivo é reutilizá-los para divulgações de exposições paralelas em escolas, cidades vizinhas e outros espaços culturais da cidade, como centros comunitários e sedes de outras entidades.
