A Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) recebeu 50 réplicas de obras de arte de renomados artistas nacionais e internacionais, como Van Gogh e Picasso, por meio do programa Organização e Apoio à Gestão de Acervos e Arquivos Históricos, do Itaú Cultural. Entre as cópias recebidas estão, também, Sementes, Imbiraçu e Sepia Negra, realizadas com a técnica serigrafia sobre papel, da piracicabana Cezira Carpanezzi, de 1940.

Ao todo, foram beneficiados cerca de 22 museus de diferentes Estados do Brasil, com as doações de réplicas de obras de variadas técnicas de pinturas e esculturas. A iniciativa teve início em 2013.

Secretário Adolpho Queiroz recebe doações da Instituição Itaú Cultural – Foto Justino Lucente

Segundo o secretário da Semac, Adolpho Queiroz, a aquisição das obras é de extrema importância para o conjunto cultural de Piracicaba. "Essas réplicas possuem valores inestimáveis para o nosso acervo cultural. Confesso que estou ansioso para ver essas maravilhas em exposição em uma mostra e, posteriormente, com a reabertura da Pinacoteca", afirma.

Entre as réplicas, que serão direcionadas para a Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, estão, ainda, obras de Robert Offord, Luli Hunt, Aldemir Martins, Antonio Marx, Manoel Santiago, Silvio Oppenheim, Christina Parisi, Eduardo Iglesias e Elso Arruda. Algumas das réplicas são de obras de 1897, 1919, 1922, 1941 e 1951.