A Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) realiza sexta, 25/06, às 16h, reunião via aplicativo Zoom, para discussão da criação do Corredor Cultural da Região Metropolitana de Piracicaba e entorno. Mediada pelo titular da Pasta, Adolpho Queiroz, e por José Farid Zaine, secretário de Cultura de Limeira, a reunião tem como mote promover trocas culturais entre cidades vizinhas que comporão a Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), anunciada pelo governador do Estado de São Paulo, João Doria, em visita a Piracicaba na última sexta-feira. O projeto de criação da RMP ainda deve ser aprovado pela Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) para ser sancionado.

A ideia de um corredor cultural não é inédita em Piracicaba, mas ganha um novo status com a criação da RMP, conforme explica Queiroz. “A ideia do Corredor Cultural não é nova, ela já existiu no passado, na época da Cida Abe, quando ela foi secretária de Cultura do município, e teve um desempenho muito interessante, mas com muitas dificuldades. Eu creio que agora, com a transformação de Piracicaba em Região Metropolitana, nós temos as condições objetivas para uma articulação melhor, no campo cultural, com as cidades da região”, explicou Queiroz.

Ainda segundo o secretário, a ideia é trocar programações, experiências e especialmente acumular força política para enviar demandas ao Governo do Estado de forma mais criteriosa, mais planejada e mais articulada. “Assim podemos realizar uma ação conjunta, que possa atender de forma ampla todos os municípios, quer seja em termos de programação, quer seja em termos de recursos, da viabilização de grandes projetos para atender os fazedores de cultura, os artistas”, concluiu.

A RMP será composta por 25 municípios que, juntos, somam mais de 1,5 milhão de habitantes, o que representa 3,25% da população paulista. Comporão a RMP Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Laranjal Paulista, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, São Pedro, Pirassununga e Santa Cruz da Conceição.

Texto- CCS