Em clima preparatório a tão esperada Virada Cultural Paulista, a Secretaria Municipal da Ação Cultural – SEMAC oferece aos profissionais da área cultural – artistas, produtores, gestores públicos e privados etc a palestra sobre produção cultural e suas nuances agendada para o próximo dia 28 de abril, das 9 às 12 e das 14 às 16h, no Teatro Municipal “Dr. Losso Netto”, Sala 2 “Carlos Drummond de Andrade”. A palestra foi pensada a partir do entendimento de que a gestão e a produção cultural acontecem mediante a rede de diálogos e ações entre os agentes sociais, composta pela sociedade civil, poder público, comunidades artísticas e sociais, iniciativa privada e a população do entorno dos locais onde a produção acontece. O evento, integrante de um projeto como a Virada Cultural é, antes de mais nada, uma oportunidade para estreitar as relações com a produção cultural local, encontrar estratégias sustentáveis de produção e ampliar as conexões entre o projeto e a comunidade interessada. A palestra possui carga horário de 5 horas e está dividida em 6 tópicos: 1. O papel do produtor cultural; 2.Pensamento em redes: criação, cidadania, produção, difusão; 3. A gestão cultural: a cidade e o desenvolvimento cultural; 4.Parcerias com as comunidades; 5.Modos de produção sustentáveis; 6.Aspectos gerais relacionados à produção cultural. A organização do Virada Cultural Paulista – Piracicaba informa que o evento é limitado a 30 pessoas e é preciso efetuar a inscrição pelo e-mail viradapiracicaba@gmail.com. A ficha de inscrição encontra-se disponível na aba “Inscrição-Palestra de produção” na parte superior da página principal do blog . A ficha de inscrição encontra-se disponível na aba “Inscrição-Palestra de produção” na parte superior da página principal do blog http://www.viradapiracicaba.wordpress.com As palestrantes Gabriela Gonçalves – Graduação em dança pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e em Comunicação das Artes do Corpo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). É mestre em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Sua pesquisa de mestrado tem como tema a formação de público na arte contemporânea. Artista-produtora, é integrante do Núcleo Corpo Rastreado, associação que pensa meios de produção para o desenvolvimento de projetos culturais. Professora de criação, técnica, história e produção cultural da Escola Livre da Dança (Santo André). Foi produtora do SESC SP e de diversos projetos e eventos para as secretarias de cultura municipal e estadual (São Paulo). Coordenadora de produção Virada Cultural Paulista (2009 e 2010). Lívia Maria Paes – Supervisora Geral – Virada Cultural Paulista. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie, ingressou na produção cultural quando presidiu o seu Diretório Acadêmico em 2001. Após essa experiência, integrou a equipe do Instituto Itaú Cultural em 2003, onde participou da realização de diversos programas nas áreas de literatura e jornalismo cultural com Claudiney Ferreira. Seu interesse hoje é o processo de gestão de projetos culturais. Atualmente compõe a equipe da UFDPC – Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, atua na supervisão geral de alguns programas de difusão sob a coordenação de André Sturm.