Portal do Município de Piracicaba

Semac lamenta incêndio que destruiu prédio do Museu da Língua Portuguesa

Por Comunicação Social / Publicado em 22/12/2015
Tempo de leitura: 3 minutos.

A Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), por sua titular, a secretária Rosângela Camolese, lamenta o incêndio que destruiu parte do prédio do Museu da Língua Portuguesa, que fica na Estação da Luz, Centro de São Paulo. Parceiro da Prefeitura de Piracicaba, Semac e CEDHU (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba), o espaço, mantido pela Secretaria de Estado da Cultura, abrigava desde o dia 15/12, pelo 5º ano consecutivo, a mostra Esta Sala é uma Piada, com cópias de obras selecionadas e premiadas na 42ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

Segundo informações da Defesa Civil da cidade de São Paulo, as chamas atingiram o segundo e o terceiro andar da construção histórica do fim do século 19. Os trabalhos do Salão – cerca de 100, entre charges, caricaturas e histórias em quadrinhos – estavam no terceiro andar.

“Além de ser um dos nossos parceiros na divulgação do Salão Internacional de Humor, o Museu da Língua Portuguesa é um dos mais importantes espaços culturais do Estado, do Brasil e do mundo. Além disso, existe o valor arquitetônico inestimável. Ficamos consternados e lamentamos os danos causados, mas temos a plena certeza de que esse importante patrimônio será restaurado e, em breve, poderá receber novamente o público ávido por conhecimento”, disse Rosângela.

Em nota, o Museu da Língua Portuguesa lamentou profundamente a morte do bombeiro civil Ronaldo Pereira da Cruz, que trabalhou na tentativa de controlar o fogo. A instituição também informou que o acervo virtual, que era a marca do Museu da Língua Portuguesa, pode ser inteiramente reconstruído a partir de backups e arquivos. Assim como a exposição do Salão de Humor, na mostra temporária em homenagem a Câmara Cascudo também não havia peças originais, apenas réplicas e elementos museográficos. “O Museu, assim como a nossa língua, permanecerá vivo e dinâmico. Enquanto o edifício estiver sendo reconstruído, encontraremos outras maneiras de dar continuidade às atividades culturais”, finalizou a nota.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.