Pre Conferencia acontece na noite desta terça-feira na Estação da Paulista

Para discutir políticas públicas do setor cultural de Piracicaba, a Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), e o Comcult (Conselho Municipal de Cultural) realizam a Conferência Municipal de Cultura de Piracicaba, no fim de semana, sexta, sábado e domingo (leia abaixo). Antes, amanhã, 24/10, às 19h, na Estação da Paulista, acontece encontro preparatório para o evento, intitulado Democracia e Direito: Por um Sistema Municipal de Cultura, que funciona como uma Pré-Conferência Municipal de Cultura de Piracicaba, é gratuito e aberto ao público.

Elaine Teotonio, uma das integrantes da comissão do evento, explica que a Pré-Conferência serve para mobilizar a classe artística da cidade. “É o momento de apresentar e debater as propostas da cultura a todas as esferas: à Prefeitura, ao Estado e ao Governo Federal”, disse Elaine.

Também será o momento de mobilizar a classe artística visando a Conferência Municipal de Cultura de Piracicaba, que acontece neste fim de semana, sexta-feira, 27/10, das 18h30 às 22h, sábado, 28/10, das 8h30 às 17h, e domingo, 29/10, das 9h às 13h, no Armazém Maria Dirce, na Estação da Paulista. A participação é gratuita.

A Pré-Conferência e a Conferência, destaca Elaine, são voltadas tanto aos artistas, produtores culturais e população em geral “interessada em fazer o desenho cultural de Piracicaba”.

EIXOS – Os seis eixos temáticos da Conferência, isto é, seis propostas para o desenvolvimento da cultura no município, serão detalhados no evento de amanhã. Eles foram definidos pelo modelo da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Os eixos são Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

No encontro de amanhã também será apresentada a programação da Conferência. “Caso alguém sugerir mudança, vamos discutir para alterar. Uma proposta de regimento da Conferência também será apresentada. O regimento servirá para organizar a Conferência. Vai explicar aos participantes como eles podem expor suas ideias, como podem votar, quanto tempo pode falar, entre outras questões”, conclui Elaine.

Carlos Beltrame, secretário da Ação Cultural, fala da importância destes debates. “Vamos reunir Poder Público, artistas, para discutirmos a cultura do município no intuito de buscarmos juntos as melhorias e propostas ao setor. Será um debate democrático, assim como realizamos, meses atrás, para definir diretrizes dos editais municipais da Lei Paulo Gustavo”.

SERVIÇO – Pré-Conferência Municipal de Cultura de Piracicaba. Amanhã, terça-feira, 24/10, às 19h, e Conferência Municipal de Cultura de Piracicaba, sexta-feira, 27/10, das 18h30 às 22h, sábado, 28/10, das 8h30 às 17h, e domingo, 29/10, das 9h às 13h. Os dois eventos acontecem no Armazém Maria Dirce de Almeida Camargo da Estação da Paulista. Av. Dr. Paulo de Moraes, 1580. Entrada gratuita. Informações: 3403-2601.