A Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) realizou na manhã de ontem, dia 16, coletiva à imprensa sobre o tema Dia da Consciência Negra, que será comemorado nesta sexta-feira (20), feriado municipal, com apresentações culturais, debates, exposições, rodas de conversa e palestras para estimular a reflexão sobre a situação do negro na sociedade brasileira. Para a secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese, as comemorações visam a unir os esforços daqueles que desenvolvem atividades em prol da comunidade negra. "Queremos integrar a comunidade, conscientizá-la e sensibilizá-la para o assunto. Unir forças para um mundo mais justo e humano".

Jurandir Silvestre, presidente do Centro de Documentação Cultura e Política Negra, explica que as atividades culturais voltadas à consciência negra já ultrapassaram a barreira do mês de novembro e haverá exposições até o mês de fevereiro/2010, no espaço. “Nossa meta é apresentar o trabalho desenvolvido a todas as classes e etnias”.

No dia 20, as atividades começam às 8 horas com missa Afro na Igreja de São Benedito; às 9 horas, sessão solene na Câmara de Vereadores em homenagem à raça negra; e às 10 horas, no Sesc, apresentação de grupos e canto com repertório étnico (Coral Afro Tulany, Sanguluka, Capoeira na Periferia, com grupo de flauta doce).

No período da tarde haverá no Engenho Central, mostra artístico cultural (cururu, hip hop, dança de rua, dança afro, percussão, capoeira, batuque de umbigada, samba lenço, roda de samba com participações especiais). E para encerrra o projeto Choros & Serestas fará no Largo dos Pescadores, a Noite da Seresta – com a temática Dia da Consciência Negra. A programação prossegue nos dias 21 e 22, com diversas programações no Sesc, Estação da Paulista e Largo dos pescadores. .E em comemoração ao dia, haverá no Museu Prudente de Moraes, no sábado, dia 21, a palestra Escravismo no Brasil, proferida pelo secretario do Estado e historiador Francisco Vidal Luma. O evento é gratuito e aberto a população com inscrições feitas pelo telefone (19) 3422-3069.

Dia da Consciência Negra – Foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Durante cem anos (1595-1695), o Quilombo dos Palmares constituiu um foco de resistência aos ataques da Coroa. Em função da sua importância, tem sido um marco nas relações sociais e culturais que contribui no fortalecimento de ações para a cidadania.Os quilombos representavam um momento único da história do país, pois neste espaço se concretizava o ideal da convivência harmônica entre os diferentes povos e culturas. Deste modo, negros, brancos e indígenas desfrutavam de uma igualdade de direitos e deveres em um espaço comum.

O Centro de Documentação Cultura e Política Negra oferece também diversos cursos voltados a toda população. No espaço são desenvolvidos cursos de História da África, elaboração de projetos sociais como capoeira, percursão, mostras exposições. Interessados devem procurar na Rua Luiz de Queiroz, 1020.