SEMAC abre inscrições para Palco 2 da Virada Cultural Paulista
A SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural) recebe a partir de amanhã, 15, materiais de bandas e artistas piracicabanos interessados em se apresentar no PALCO 2 do Engenho Central na Virada Cultural Paulista 2012, que acontece nos dias 19 e 20 de maio de 2012. Os interessados devem enviar à SEMAC portfólio contendo curriculum da banda ou artista, CD(s), DVD(s), fotos, cartazes, programas, links e quaisquer outros materiais ilustrativos que demostrem a sua atuação. O período de inscições se encerra no dia 06 de janeiro de 2012 (primeira chamada) e em 20 de janeiro de 2012 (em segunda chamada).
As bandas e artistas serão selecionados pela equipe organizadora da Virada Cultural Paulista 2012 e haverá ajuda de custo simbólica para os que se apresentarem. Os critérios de seleção serão os seguintes: 1) Ordem de chegada do portfólio à SEMAC; 2) Prioridade para trabalhos com teor autoral; 3) Serem de Piracicaba e apresentarem material que demonstre a maior continuidade possível em sua trajetória, com prioridade para bandas e artistas com mais tempo de atuação; 4) Que tenham estilos afins à programação e público-alvo estabelecidos pela Secretaria de Estado da Cultura para o PALCO 1; e 5) Em caso de igualdade de condições, será dada preferência às bandas e artistas que não se apresentaram na Virada Cultural Paulista nos anos anteriores.
ENDEREÇO PARA ENVIO DE MATERIAIS – Os materiais de bandas e artistas devem ser entregues na sede da Semac (avenida Maurice Allain, 454, Engenho Central). Para mais informações o telefone é (19) 3403-2600
DEMAIS PALCOS E OUTRAS VERTENTES ARTÍSTICAS – Ao todo, 24 horas de música, dança, teatro e artes em geral: esta é a programação da 6ª Virada Cultural Paulista, que será realizada nos dias 19 e 20 de maio de 2012 em diferentes cidades do interior do Estado de São Paulo. Os artistas regionais também podem participar, para isso precisam fazer a inscrição no evento, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo.
As inscrições para a Virada Cultural Paulista 2012 foram abertas no último dia 28. Os interessados têm até o dia 6 de janeiro para se inscreverem exclusivamente por meio do site www.cultura.sp.gov.br
Podem ser inscrever grupos e artistas nas categorias Artes Visuais, Circo, Dança, Intervenção/Performance e Música, além de Comédia Stand Up e Infantil. Os interessados devem ainda optar por Palco ou Rua como espaço de apresentação. É necessária ainda a disponibilização de um site com material do grupore as opções possíveis, está a postagem de vídeos do Youtube.
Segundo dados da Secretaria de Estado, não serão aceitas inscrições por e-mail. Materiais entregues direto na Secretaria não serão aceitos. As inscrições serão analisadas e, caso seja necessário, a equipe responsável pelo projeto entrará em contato com o inscrito para solicitar mais informações.
O processo de inscrição será composto por duas etapas: na primeira delas, os interessados devem preencher o formulário online. Já na segunda etapa, a equipe responsável pela pela Virada Cultural Paulista 2012 entrará em contato apenas com os grupos selecionados.
PIRACICABA – Em 2011, Piracicaba foi uma das sedes da Virada Cultural Paulista pela segunda vez, contando com mais de 70 atrações gratuitas e uma série de espaços como palcos, entre eles o Engenho Central, Teatro Municipal Dr. Losso Netto, Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle), Sesc e Rua do Porto
Os números finais apontaram para um imponente público de 242.897 pessoas, somando todos os espaços ao longo das 24 horas do evento. E o grande destaque na cidade ficou por conta da apresentação do Pink Martini, grupo americano formado por 12 músicos e que ficou mundialmente conhecido por compor trilhas para Hollywood. Liderado por Thomas Lauderdale, o Pink Martini encerrou o evento em grande estilo no Engenho Central.
