Está aberta, até 26/04, a convocação da Assembléia de Eleição para Representantes da Sociedade Civil junto ao ComCult (Conselho Municipal de Política Cultural de Piracicaba) na gestão 2021-2023. No total serão 24 conselheiros (12 da sociedade civil e 12 indicados pelo poder público), representando as áreas de artes visuais e audiovisuais, artes cênicas, música, livro/literatura, tradições e culturas populares e instituições da sociedade civil. Os membros representantes do Orçamento Participativo e do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Codepac) serão indicados pelos respectivos conselhos e posteriormente notificado ao ComCult.

Podem se candidatar pessoas com o mínimo de 16 anos, que possuam Título de Eleitor e residência comprovada de pelo menos 1 (um) ano em Piracicaba. A inscrição acontece mediante comprovação de atuação apresentando portfólio, currículo e material impresso e para o candidato da Sociedade Civil (associações sem fins lucrativos que atuam na cultura) deverá apresentar carta de indicação da entidade representada. Poderá se candidatar para apenas 1 (uma) representação, exceto membros que serão indicados pelo Comop e Codepac.

A comissão eleitoral será constituída por 6 (seis) membros indicados pela SemacTur e pelo Conselho Municipal de Política Cultural. Nos dias 29 e 30 de abril, a comissão habilitará os candidatos de cada segmento por meio da análise dos documentos entregues no ato da inscrição. Documentos necessários: cópia simples do RG e CPF, cópias dos comprovantes de residência atual e de 1 (um) ano atrás, cópia dos comprovantes de atividades culturais há pelo menos 1 (um) ano no município.

"Estou intensamente empenhado para que o ComCult continue tendo um papel decisivo nas articulações entre os artistas da cidade e o poder público", disse o secretário da Ação Cultural, Adolpho Queiroz.

As inscrições podem ser feitas das 8h as 12h e das 13h30 as 16h30, de segunda a sexta-feira no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, situado na rua Santo Antonio, 641, Centro, até o dia 26 de abril de 2021. Inscrições inabilitadas caberão recurso entre 03 e 05 de maio de 2021. Além dos documentos acima citados, levar a carteira de identidade original.

E para as pessoas que desejam votar em seus representantes, comparecer no dia 12 de maio de 2021 das 18h às 21h no próprio Museu, ressaltando que para o segmento das instituições, apenas um representante legal da entidade poderá exercer o voto.

Em permanecendo o protocolo sanitário do Plano de São Paulo referente à pandemia Covid-19, esta ação poderá ser realizada em formato digital, sendo informado posteriormente aos interessados o processo de votação e proclamação dos resultados no formato digital.