A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), visitou na manhã de ontem, quinta-feira, 17/11, o Espaço Jatobá, no bairro Bangé, que possui plantações de pitaya pelos produtores Helena Christofoleti e José Ângelo Rizzato.
O casal compartilha o amor pelo cultivo de pitayas há pelo menos 8 anos, quando plantaram juntos pela primeira vez e se encantaram com a flor da fruta. A pitaya, também conhecida como “fruta-do-dragão”, apresenta sabor adocicado e propriedades benéficas à saúde humana.
Mesmo sendo professora e eletrotécnico de formação, Helena e José Ângelo se aprimoraram no cultivo de pitayas, com práticas sustentáveis de manejo e captação de água da chuva.
Hoje, eles mantêm sozinhos cerca de 500 pés de pitaya, que produzem aproximadamente 5.000 quilos da fruta por ano, entre janeiro e maio. O escoamento da produção é feito principalmente para mercados e permissionários dos Varejões Municipais, que comercializam direto para o consumidor.
A secretária Nancy Thame, da Sema, tem feito visitas frequentes em propriedades de agricultores de Piracicaba. O objetivo, de acordo com ela, é "conhecer de perto a produção de alimentos e aproximar os produtores do Poder Público”.
A propriedade possui cerca de 500 pés de pitaya