A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), visitou na manhã de ontem, quarta-feira, 27/07, o Sítio Catavento, no bairro Pau Queimado, que possui cultivo de cogumelo shimeji pelos produtores Bartira Mendes e Rubens Mazzilli Louzada.
Arquiteta e engenheiro agrônomo de formação, respectivamente, Bartira e Rubens compartilham o amor pelo cultivo de cogumelos. Há 25 anos eles começaram a produzir shitake, mas a correria dos trabalhos convencionais fez com que interrompessem o que era um hobby por alguns anos, até voltarem para o shimeji, em 2016.
As estufas na propriedade foram instaladas em 2019, o que possibilitou o aumento da produção, chegando a 500 kg por mês. Os shimejis colhidos são embalados e vendidos para restaurantes, principalmente os de culinária japonesa, conta Rubens, que pretende aumentar a produção nos próximos anos e abrir o espaço para visitações de agroturismo.
“Ficamos muito felizes com a visita. Os projetos elaborados pela Sema de apoio à comercialização e incentivo à produção são inovadores e, com certeza, trarão muitos frutos”, ressalta Bartira.
As visitas aos agricultores de Piracicaba feitas pela equipe da Sema têm sido frequentes. De acordo com a secretária Nancy Thame, o objetivo é "conhecer de perto a produção de alimentos e aproximar os agricultores do Poder Público”.
Produtores Rubens e Bartira e secretária Nancy Thame
Shimejis colhidos são embalados e vendidos para restaurantes