A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento visitou no dia 16 de abril, o Grupo Centroflora, líder sul-americano em produção e desenvolvimento de extratos vegetais padronizados, destinados às indústrias farmacêutica, cosmética e alimentícia.
Quinze pequenos e médios produtores já estão cadastrados e a qualquer momento poderão ser selecionados e então capacitados, podendo se tornarem fornecedores de matérias primas para a empresaUm grupo de seis produtores, acompanhados pelo técnico da Sema, o engenheiro agrônomo, Ari Lacorte, conheceu as instalações do Centroflora, unidade instalada em Botucatu. Foram recebidos pela agrônoma Fernanda Feliciano, que explicou o funcionamento da empresa, fundada em 1957, na cidade de São Paulo. Na oportunidade foi entregue cadastro de 15 produtores que atuam principalmente nos varejões municipais.
Segundo Fernanda Feliciano, hoje, o principal objetivo do Grupo é atingir a total sustentabilidade ambiental de suas matérias-primas, o que vem sendo conquistado através do estabelecimento de parcerias com pequenos produtores rurais, para o cultivo de espécies de interesse, ou através de parcerias com comunidades locais, visando o manejo sustentado de espécies nativas.
Fernanda explicou que o grupo procura desenvolver parcerias de longo prazo com seus clientes, com o objetivo de provê-los de extratos vegetais obtidos de uma forma ética, limpa e segura, partindo-se de matérias-primas de origem conhecida e empregando-se exclusivamente solventes recicláveis e atóxicos. Com isso, possibilitamos que nossos clientes entreguem ao consumidor de produtos naturais o que ele acredita e merece estar consumindo: um produto natural.
De acordo com a engenheira, é importante para o Centroflora essa interação com os produtores e os de Piracicaba podem ser futuros fornecedores. Ela ressaltou que o objetivo é cadastrar os possíveis fornecedores de plantas em Piracicaba, para eventualmente, se surgir uma demanda e ser viável para eles, possam trabalhar conjuntamente.
Para que os produtores piracicabanos possam atender o Centroflora, a agrônoma explicou que a empresa tem um padrão de qualidade e este aspecto tem de ser seguido à risca pelos fornecedores, através de um acompanhamento, para assegurar a qualidade da matéria prima a ser entregue na empresa. “Mas isso é perfeitamente viável, desde que sigam as orientações passadas pelos técnicos”. Ocupando uma área de 150 mil metros quadrados, o Centroflora trabalha com extratos botânicos de origem vegetal em geral.
O técnico da Sema avaliou que o resultado da visita foi positivo, destacando que os produtores tiveram acesso a uma indústria de ponta, que trabalha com produtos de origem vegetal, com produtos botânicos para uma indústria altamente competitiva e qualificada. “Eles puderam ter noção de como esta cadeia produtiva é importante e que pode ser um potencial para serem possíveis fornecedores para o Centroflora. Acredito que esta abertura é mais um passo importante para estreitar relacionamento. No ano passado, em setembro, a engenheira Fernanda esteve em Piracicaba, proferindo palestra aos produtores”.
Lacorte destacou que os 15 produtores cadastrados foram selecionados pela Sema e o perfil é bem variado e são ligados ao setor hortifrutigranjeiros até produtores de tubérculos, folhosas e raízes. A expectativa é de que este relacionamento possa gerar frutos, se refletindo positivamente, na valorização dos pequenos e médios produtores rurais. “A Sema pretende ser um elo de ligação, entre o produtor e o mercado e o principal apoio do Poder Público é logístico, seja através de sala bem equipada para palestras ou por intermédio dos técnicos”.
A produtora Lurdes Vital, em nome do grupo, ressaltou que a oportunidade em estar em contato com o Centroflora foi importante e “nós, produtores rurais, conhecemos um pouco sobre a produção e atuação daquela empresa, considerada uma das mais conceituadas da América Latina”.
Lurdes ressaltou que apesar do grupo ainda ser pequeno, as chances da parceria ter êxito são grandes e com o tempo, outros produtores poderão aderir a esta parceria, que representa mais uma oportunidade de trabalho, além da possibilidade de variarem a sua produção. Produzindo cheiro verde, brócolis e quiabo, no bairro Nova Suíça, está disposta a se esforçar e junto com os demais produtores, fortalecerem esta união. “O fato de a Sema estar nos apoiando, permite maior segurança e visibilidade de nosso trabalho”.
O Grupo Centroflora foi fundado em 1957, na cidade de São Paulo. Hoje, o principal objetivo do Grupo é atingir a total sustentabilidade ambiental de suas matérias-primas, o que vem sendo conquistado através do estabelecimento de parcerias com pequenos produtores rurais, para o cultivo de espécies de interesse, ou através de parcerias com comunidades locais, visando o manejo sustentado de espécies nativas.