Sema testa nova técnica para amenizar poeira nas estradas
A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento(Sema), com autorização da Cetesb, iniciou ontem(12), um teste com nova técnica para tentar amenizar a poeira causada pelo grande trânsito de veículo.
O teste está sendo aplicado no trecho que compreende a estrada do Canal Torto,entre a ponte nova e a SP-304(estrada de São Pedro).
De acordo com o titular da pasta da Agricultura, engenheiro Waldemar Gimenez, o trabalho consiste na escarificação do leito da estrada e umedecimento com vinhaça.
Waldemar esclareceu que o projeto foi adequado atendendo exigência da Cetesb, para o serviço experimental nesse trecho, numa extensão de 850 metros,por 10 metros de largura
Pela técnica, a vinhaça(fornecida pela Raizen) é diluída em água e o leito da estrada é umedecido.Cabe também dizer que essa vinhaça é o mesmo produto usado pelos produtores rurais na cultura da cana. Após o umedecimento do leito da estrada,a mesma é compactada com vibratório liso.
A Sema acredita que essa é a única forma no momento,de amenizar o problema da poeira,devido a grande seca que assola todo o nosso estado.
De acordo com esclarecimento de Waldemar,essa vinhaça vai formar uma película e aderir ao material básico da estrada e com isso,deverá diminuir a poeira.
A Sema estará acompanhando o trânsito no local para avaliar o resultado.Se houver sucesso,outros trechos serão trabalhados,principalmente aqueles mais povoados.
