Na manhã de ontem, quinta-feira, 19/01, a secretária da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), Nancy Thame, esteve reunida com o novo secretário estadual da SAA (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo), Antonio Julio Junqueira. O encontro aconteceu no escritório do IEA (Instituto de Economia Agrícola), que fica no prédio da SAA, durante reunião sobre o programa Rotas Rurais, lançado no mês de dezembro em Piracicaba.
Por meio do aplicativo do Rotas Rurais, os cidadãos podem se cadastrar e localizar sua propriedade na plataforma, que reúne todos os endereços digitais da zona rural do Estado, atribuindo endereço codificado, permitindo rápida localização e rotas de acesso.
O secretário estadual Antonio Julio Junqueira ressaltou que a equipe vai dar continuidade a alguns programas criados pela gestão anterior, como o Rotas Rurais, de forma a não prejudicar os municípios. “Estamos planejando nos reunir com a equipe do Mercado Livre para começar as tratativas para que este código da propriedade também possa ser usado para envio de encomendas pelos sites de vendas. Esses cidadãos precisam ter o direito de existir no mapa”, afirma Junqueira.
A equipe da Sema também foi recebida pelo coordenador técnico do Rotas Rurais, Vagner Martins, pela pesquisadora Katia Nachiluk, pela assistente de pesquisa Tereza Nishida e o assessor parlamentar Fábio Lavagetti, que explicaram o funcionamento do programa e tiraram algumas dúvidas da equipe, surgidas após a implementação do programa em Piracicaba.
A secretária Nancy Thame agradeceu a recepção do secretário estadual e a disposição dos técnicos do IEA para auxiliar a equipe da Sema. “Estamos com um canal direto com a secretaria estadual e esperamos continuar trabalhando conjuntamente para o desenvolvimento de programas de fomento à agricultura, melhorias na infraestrutura rural e para pleitear recursos que sejam pertinentes com as diretrizes propostas no nosso Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável”, disse Nancy.
O PROGRAMA – Piracicaba já possui 1.734 pontos de propriedades rurais localizadas pelo programa Rotas Rurais. Cada uma delas recebe um “plus code” diferente, como um CEP Rural, que o proprietário pode utilizar para localizar seu sítio pelo Google Maps. Os moradores da zona rural podem fazer o cadastro de suas propriedades pelo aplicativo Rotas Rurais, que posteriormente tem os dados validados pela equipe do IEA e da Sema, recebendo o código de sua propriedade via notificação do aplicativo após essa validação.
De acordo com a equipe do Rotas Rurais, com a ajuda da tecnologia de geolocalização, o Rotas Rurais permite mais agilidade e acesso a serviços públicos fundamentais, como saúde e segurança, e ainda melhora a logística de entrega e distribuição de produtos na propriedade e empresas da região.
Na segunda fase do programa, serão inseridas também os empreendimentos rurais, escolas rurais e sítios de lazer. O aplicativo também pode auxiliar a Guarda Civil nas rotas de monitoramento.
Secretária municipal, Nancy Thame e secretário estadual de Agricultura, Antonio Julio Junqueira
Equipe da Sema, do IEA e secretária Nancy Thame e secretário estadual, Antonio Julio Junqueira