A secretária Nancy Thame e o engenheiro agrônomo Felipe Del Lama, da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura), acompanharam, na manhã desta quinta-feira, 16/03, a live de lançamento do Ciclo 2022/2023 do programa Município Agro, promovido pela SAA (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo).
Criado em 2019, o programa Município Agro tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento e a implantação de políticas públicas relacionadas ao setor agropecuário nos municípios do Estado de São Paulo. O lançamento do programa foi feito pelo secretário estadual de Agricultura, Antonio Júlio Junqueira, e pelo coordenador da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada), Alexandre Grassi.
No ano passado, 345 municípios se inscreveram no programa e apenas 143 foram certificados e premiados. Piracicaba, por meio da Sema, participou em 2021 e 2022, e já acumulou R$ 55 mil recebidos para uso em programas que promovam o desenvolvimento rural sustentável do município.
O programa atribui diretrizes que somam pontos aos municípios com base em dez diretrizes técnicas: Estrutura Institucional; Infraestrutura Rural; Produção, Distribuição e Consumo Sustentável; Defesa Agropecuária; Abastecimento e Segurança Alimentar; Fortalecimento Social do Campo; Solo e Água; Biodiversidade; Resiliência e Adaptação às Mudanças Climáticas e Interação Campo-Cidade.
Os recursos distribuídos variam conforme a pontuação de cada município e válidos para as ações realizadas pelas prefeituras no período de 1 de agosto de 2022 a 31 de julho de 2023. Ao longo desse período, o Município Agro oferece capacitações e encontros virtuais para esclarecimentos de dúvidas dos interlocutores municipais. Ao fim do prazo, os municípios devem enviar os dados e documentos para serem avaliados pela equipe da SAA. A premiação é no segundo semestre, em São Paulo.
“A Sema participará do Município Agro pelo terceiro ano consecutivo e nossa expectativa para este ano é aumentar a pontuação dos anos anteriores, a fim de receber mais recursos para a agricultura do nosso município. Para isso, estamos trabalhando conjuntamente para o desenvolvimento de programas de fomento à agricultura e melhorias na infraestrutura rural”, disse Nancy Thame.
Piracicaba já recebeu R$ 55 mil de recursos do programa em 2021 e 2022