Portal do Município de Piracicaba

Sema reúne permissionários dos Varejões para melhoria dos trabalhos

Por Comunicação Social / Publicado em 11/01/2023
Tempo de leitura: 3 minutos.

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), realizou reunião na tarde de segunda-feira, 09/01, com os 160 permissionários que comercializam nos Varejões Municipais, para apresentar os novos programas da secretaria e reforçar as regras internas para melhor funcionamento das atividades.

A reunião ocorreu no espaço do Varejão da Paulista e já é uma prática recorrente da Sema, mas com a pandemia, acabou acontecendo com menor frequência. A secretária Nancy Thame enfatiza que essas reuniões são importantes para alinhar as atividades e planejar novas ações, e devem acontecer com maior periodicidade a partir deste ano.

Eliane Souza, diretora do Departamento de Abastecimento da Sema, explanou sobre o regulamento de uso dos varejões instituído pela lei 8.963/2018 e regulamentado pelo decreto 18.014/2019. Ajustes na entrega dos romaneios, cumprimento de horários, cadastro de auxiliares e descarte de resíduos foram alguns dos pontos citados, entre outros.

O agricultor familiar Vlamir José Domingues, da banca Pé da Serra, comercializa hortaliças e legumes nos varejões desde 2009 e destaca a importância dessas reuniões para resgatar a união dos permissionários e consequentemente o aumento nas vendas.

“Às vezes nós estamos tão focados na venda que não percebemos alguns detalhes importantes que passam em branco e podem afetar nosso público, e a equipe da Sema nos ajuda neste sentido para que possamos aprimorar cada vez mais nosso atendimento ao consumidor”.

De acordo com a secretária Nancy Thame, a Sema ainda prevê para 2023 a criação de um programa para a gestão de resíduos sólidos dos varejões e a promoção de mais eventos para comercialização de alimentos da agricultura familiar, orgânicos e agroecológicos. Segundo estimativa da Sema, os varejões municipais geram aproximadamente 1.000 empregos diretos e indiretos e são comercializadas cerca de 800 toneladas de alimentos por mês.

“Estamos felizes com o retorno positivo dos permissionários e pelo apoio e parceria nos programas para que estes espaços sejam designados às funções para os quais foram construídos, que é o fomento e intensificação da geração de renda à agricultura e ao abastecimento alimentar do município”, afirma Nancy.

Encontro serviu para alinhar atividades e apresentar programas da Sema

Encontro serviu para alinhar atividades e apresentar programas da Sema


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.