Tem início na próxima terça-feira, 23/01, o módulo 5 dos Cursos Livres de Técnicas Culinárias, uma iniciativa da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), que capacita gratuitamente profissionais do ramo alimentício e demais públicos interessados, visando a geração de renda e o incentivo à produção de alimentos locais.
Desde novembro de 2023 foram promovidos quatro módulos, totalizando nove aulas e 32 pessoas capacitadas na produção de pães e salgados assados. O próximo módulo abordará o preparo de biscoitos doces, no dia 23/01, e de bolos, no dia 25/01. Ambas as aulas serão das 13h às 17h e ministradas na Cozinha Experimental da Sema, localizada na Av. Dr. Paulo de Moraes, nº 2113.
A inscrição para o módulo 5 deve ser feita até dia 22 de janeiro, pelo link https://bit.ly/cursomod5 ou entrando em contato com a Sema, no telefone (19) 3437-4000. Serão oferecidas 12 vagas. O curso será realizado pela empresa ABC Training, especializada neste modelo de capacitação, contratada pela Prefeitura de Piracicaba por meio de licitação.
Os próximos encontros abordarão o preparo de frutas cristalizadas, geleias de frutas, pizza e conservas de vegetais e hortaliças. Os módulos serão ofertados de forma independente e os interessados devem ficar atentos às próximas inscrições.
FEEDBACK POSITIVO – Os quatro módulos anteriores dos Cursos Livres de Técnicas Culinárias já abordaram o preparo de pão de hambúrguer, pão de cachorro quente, pão de leite, pão de forma, pão italiano, pão de sementes, pão de queijo, chipa, esfiha e empada, totalizando 36 horas-aula. Ao todo, a Sema recebeu 163 inscrições para os cursos.
“Os aulas apresentaram uma parte teórica envolvendo boas práticas de manipulação de alimentos, mas a maior parte do curso foi prática, no qual os participantes puderam colocar a ‘mão na massa’ literalmente. Muitos dos alunos capacitados pensam em empreender vendendo os produtos que aprenderam a fabricar. Com isso, é possível gerar renda para as famílias envolvidas e impactar a economia local”, explica a nutricionista da Sema, Lais Feitoza.
O representante de vendas, Rogério Durvalino Siqueira foi um dos participantes e contou que achou o curso excelente. “Hoje já produzo pastéis, empadas e pães, inclusive com receitas que aprendi no curso, e os vendo para familiares e amigos. Pretendo começar com um pequeno negócio artesanal de pães e esfihas, de início em minha casa e depois partir para outro espaço”, disse.
Ariane Bezerra Santos ficou sabendo do curso por outra amiga que participou e recomendou. No momento ela está desempregada, mas ficou interessada em aprender novas técnicas de culinária. “Pensei em me inscrever para melhorar minhas habilidades na cozinha, mas também considero que produtos como esses (salgados assados) são mais fáceis de reproduzir e vender. Como estou desempregada, posso pensar em vender esses produtos para gerar renda”, conta Ariane.
De acordo com a secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, as capacitações estão diretamente ligadas aos programas da Sema, como a Cozinha Experimental, inaugurada em dezembro, o Selapir (Selo Local de Alimentos de Piracicaba) e os Equipamentos Públicos de Abastecimento Alimentar de Piracicaba, sendo os Varejões Municipais, Feiras-Livres e o Mercado Municipal de Piracicaba.
“Neste ano temos um grande leque de capacitações gratuitas que serão oferecidas pela Sema, pois observamos a necessidade de capacitar nossos produtores para que eles se sintam mais confiantes no próprio negócio”, afirma Nancy.