O programa estadual Cozinhalimento capacitou, em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), 26 participantes em dois cursos gratuitos realizados nesta quinta e sexta-feira, 11 e 12/04, na Cozinha Experimental.
As capacitações, realizadas para turmas diferentes, abordaram os temas alimentação saudável, aproveitamento integral dos alimentos, marmitas saudáveis e salgados no primeiro dia, e pães caseiros e bolo de pote no segundo dia.
Daniele Maria de Morais foi uma das participantes do curso e atualmente está em situação de rua. Ela ficou sabendo do curso pelo Centro Pop (Centro de referência especializado para população em situação de rua). “Para mim foi gratificante porque o meu desejo é voltar para a sociedade, usar o conhecimento deste curso para fazer esses alimentos para vender e conseguir uma renda”, conta.
A servidora pública aposentada, Roberta Aparecida Sartori, disse que sempre gostou muito de fazer pães e doces, mas não tinha muita técnica. “Estou encontrando muitas oportunidades de cursos gratuitos com órgãos da Prefeitura, principalmente a Sema, este já é o terceiro curso que estou fazendo aqui. Busco esses conhecimentos para me aprimorar, mas com as orientações que recebi, estou ficando interessada em investir nisso como um complemento de renda”, disse Roberta.
A secretária Nancy Thame agradeceu a parceria entre os programas Cozinha Experimental e Cozinhalimento e reiterou que os cursos e treinamentos oferecidos gratuitamente na Sema tem o objetivo de promover capacitações gratuitas, visando a qualificação profissional, o fortalecimento dos produtos locais e a geração de emprego e renda. “Até o fim do ano seguiremos com uma intensa programação de capacitações relacionadas à produção de alimentos na Cozinha Experimental. Todos os cursos, além de serem gratuitos, são direcionados a agricultores locais, permissionários dos Varejões Municipais, produtores de alimentos artesanais e demais públicos interessados”, ressalta.
COZINHALIMENTO – O programa Cozinhalimento é oferecido pela SAA (Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento), e promove a instalação de cozinhas profissionais nos municípios paulistas, para capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricional sustentável e de incentivo à geração de renda.
Em 2022 a Sema foi contemplada para receber R$ 40 mil do programa, o que ajudou a custear parte da compra dos equipamentos da Cozinha Experimental, como geladeira industrial, freezer, coifa, forno, entre outros. A Cozinha foi inaugurada em dezembro de 2023 e já capacitou gratuitamente 65 pessoas nos Cursos Livres de Técnicas Culinárias.
“Buscamos incentivar as práticas alimentares mais saudáveis e sustentáveis dentro e fora da nossa casa, com cuidado extra na qualidade da comida que servimos. Estar na linha de frente deste projeto e ver tudo isso acontecendo engrandece demais nosso trabalho. Só temos a agradecer o acolhimento da equipe da Sema”, disse a nutricionista do Cozinhalimento, Anna Carolina Marchesano.