A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), receberá novos veículos para auxílio nos trabalhos de manutenção de estradas rurais, por meio do programa estadual Nova Frota – SP Não Para, conforme anunciado durante o evento Governo na Área, realizado na última sexta-feira, 08/04, no Engenho Central, que reuniu autoridades estaduais e municipais da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP).

A Sema já recebeu um caminhão basculante no valor de R$ 310 mil e um caminhão trucado com tanque pipa, bomba, escadas laterais e esguicho monitor, com capacidade de 12.300 litros, no valor de R$ 430 mil.

A secretaria ainda aguarda a chegada de uma retroescavadeira no valor de R$ 405 mil. No total, será mais de R$ 1,1 milhão em novos equipamentos para a Sema, o que, segundo a secretária Nancy Thame, será essencial para a manutenção das estradas rurais.

“Temos tido uma boa interlocução com o Governo Estadual e estamos trabalhando muito para continuar recebendo recursos e equipamentos fundamentais para serviços muito além da melhoria das vicinais, mas também para práticas conservacionistas, amenização da poeira em estradas, gestão de resíduos sólidos da região rural e ainda, no caso do caminhão-pipa, para situações emergenciais de combate a incêndios”, explica Nancy.

RECURSOS ESTADUAIS – A secretária também destaca outros recursos estaduais que a Sema recebeu, como os R$ 30 mil do programa Município Agro, entregue em dezembro de 2021, que será utilizado para compra de um tubo de concreto armado para escoamento de águas pluviais em estradas rurais.

Além desta verba, há também a manutenção de 3,27 quilômetros da estrada do Canal Torto (PIR 011W) e 3,62 quilômetros da estrada do Paredão Vermelho (PIR 290), que serão custeados pelo Governo Estadual, após a Sema ser contemplada no programa Cidadania no Campo – Rotas Rurais (Novo Melhor Caminho), em março deste ano.

O pedido de recuperação asfáltica da estrada de Anhumas (PIR 260) e da entrada do bairro de Tanquinho (PIR 021), protocolado pela Sema no começo de 2021 no gabinete do então secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira, foi mais uma solicitação aprovada e que será executada com recursos estaduais, com investimento de R$ 26.933.308,65.