A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), realizou ontem, quinta, e hoje, sexta-feira, 04 e 05/08, as vistorias nas propriedades que se inscreveram neste ano para o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) Preservando o Futuro.
Na oportunidade, a equipe da Sema, acompanhada de técnicos do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), da Agência das Bacias PCJ, da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada) e da empresa Progaia, também fizeram a 2º medição para o projeto de reflorestamento de onze propriedades na microbacia do Ribeirão dos Marins.
A secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, acompanhou nesta sexta-feira, 05/08, duas das onze vistorias em propriedades rurais, junto à equipe técnica do programa. “Nosso município é um dos poucos do Brasil que tem a oportunidade de contar com um programa como o PSA, que tem como principal objetivo proteger e incentivar a conservação das águas dessas microbacias, com potencial para abastecer até 100 mil pessoas”, disse.
O projeto de reflorestamento, que está sendo oferecido pelo PSA, foi uma novidade anunciada neste ano, após a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema, ter sido contemplada com o recurso de R$ 450 mil, proveniente de edital da Agência das Bacias PCJ, para uso em restauração ecológica, sem necessidade de contrapartida.
Este trabalho está sendo executado pela empresa Progaia, ganhadora da licitação, que já fez o preparo do solo e o plantio das mudas em 21 hectares de APPs (Área de Preservação Permanente).
O PROGRAMA – O Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais é um sistema de remuneração a produtores rurais que atendem às práticas sustentáveis para preservação de água no município. As vistorias são realizadas desde 2017, sob coordenação da Sema, nas propriedades rurais inscritas da região das microbacias do ribeirão dos Marins, Congonhal, Tamandupá e Paredão Vermelho.
Por meio das vistorias, os técnicos da Prefeitura avaliam as condições de conservação do solo, nascentes, matas ciliares, implementação do saneamento ambiental, entre outros.
Se aprovado, o produtor recebe um valor correspondente ao atendimento dos critérios do programa. A renovação é anual e pode ser feita todo início de ano. Para mais informações, entre em contato com a equipe técnica da Sema pelo telefone (19) 3437-4000.
Equipes técnicas durante vistoria do programa PSA